O que é Planejamento estratégico

O Planejamento Estratégico é um processo de estabelecimento de metas e objetivos que têm a função de tornar o empreendimento mais competitivo no longo prazo, considerando os resultados de empresas no momento.

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Dentro do Planejamento Estratégico se avalia o ambiente competitivo do setor em que a empresa se insere e a organização interna da empresa. Dessa forma, procura desenvolver estratégias que a administração consiga de fato aplicar na empresa.

As estratégias escolhidas no Planejamento Estratégico são essenciais para compreender como o empreendimento vai progredir e como torná-lo sustentável e são aplicadas dentro de um prazo determinado, sendo possível e aconselhável adaptá-las depois, conforme os resultados obtidos.

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A importância do Planejamento estratégico

Embora possa se pensar que o assunto do Planejamento Estratégico se limita aos líderes da empresa, na realidade as estratégias do Planejamento são postas em prática por gerentes e funcionários. 

Portanto, as habilidades e competências dos funcionários e também a estrutura organizacional são fatores levados em conta no Planejamento Estratégico pois influenciam a forma como o empreendimento pode alcançar seus objetivos.

O Planejamento Estratégico é de extrema importância pois guia a empresa no sentido de:

  • Tornar seus objetivos mais claros, e, portanto, mais fáceis de serem alcançados;
  • Orientar as tomadas de decisão;
  • Envolver toda a equipe no progresso das áreas que necessitam de melhoria operacional;
  • Identificar ameaças e também oportunidades;
  • Prevenir problemas;
  • Priorizar as principais metas.

E não apenas empresas adotam o Planejamento estratégico, mas também universidades particulares, organizações sem fins lucrativos utilizam o Planejamento para estabelecer metas e realizar seus objetivos.

Além disso, é através do Planejamento estratégico que as missões das empresas são divulgadas.

Como fazer um Planejamento estratégico

Na maior parte dos casos, o Planejamento estratégico é feito no fim do ano fiscal para ser posto em prática no início do ano fiscal.

De modo geral, seguem o seguinte padrão:

  • Preparação do quadro de funcionários responsável pela elaboração de estratégias;
  • Definição da missão ou propósito da empresa, sua visão ou sonho e seus valores;
  • Aplicação da análise SWOT (força, fraqueza, oportunidade e ameaça) para identificar potenciais áreas ameaçadas e oportunidades;
  • Definição de objetivos e metas a serem alcançadas no médio prazo;
  • Registro do Planejamento;
  • Implementação do Planejamento no dia-a-dia da empresa;
  • Avaliação dos indicadores de desempenho e do andamento do Planejamento;
  • Adaptação ou ajustes à realidade da empresa em reuniões em curtos espaços de tempo.

O Planejamento busca primeiramente compreender e registrar a essência da empresa e seu propósito de existência, bem como seu estado atual. Em seguida, promete um futuro adaptado e preparado para incertezas conforme os objetivos e metas.

Ao fim do Planejamento estratégico, um plano de ação é produzido para orientar as etapas dos objetivos e metas de forma mais detalhada, e o plano então será transmitido às equipes da empresa.

Exemplo de um Planejamento estratégico

Na análise dos pontos fortes e fracos da empresa (ou análise de risco), é comum se aplicar o método SWOT, embora também existam outros métodos como o SOAR (força, oportunidade, aspirações e resultados). 

Independente do método empregado, é importante que os pontos sejam claros, como no exemplo a seguir:

  • Força: Equipe comprometida e início do ano fiscal com vendas fortes;
  • Fraqueza: Recursos escassos para a área de marketing;
  • Oportunidade: Uso de mídias sociais e influencers para realizar marketing e atingir público alvo, busca por novos investidores;
  • Ameaça: Grande concorrência no setor.

Assim, os objetivos do exemplo podem ser o alcance do público alvo com o uso das mídias sociais e influencers, mesmo que os recursos sejam escassos, criação de produtos com um diferencial que a concorrência não tenha e o impulsionamento da equipe para captação de novos recursos.

Outras formas de análise da situação da empresa podem ser a análise qualitativa e análise quantitativa.