GLOSSARIO
Planejamento estratégico
O que é Planejamento estratégico. Entenda melhor o conceito de Planejamento estratégico e descubra sua importância!
O que é Planejamento estratégico
O Planejamento Estratégico é um processo de estabelecimento de metas e objetivos que têm a função de tornar o empreendimento mais competitivo no longo prazo, considerando os resultados de empresas no momento.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Dentro do Planejamento Estratégico se avalia o ambiente competitivo do setor em que a empresa se insere e a organização interna da empresa. Dessa forma, procura desenvolver estratégias que a administração consiga de fato aplicar na empresa.
As estratégias escolhidas no Planejamento Estratégico são essenciais para compreender como o empreendimento vai progredir e como torná-lo sustentável e são aplicadas dentro de um prazo determinado, sendo possível e aconselhável adaptá-las depois, conforme os resultados obtidos.
→ Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.
A importância do Planejamento estratégico
Embora possa se pensar que o assunto do Planejamento Estratégico se limita aos líderes da empresa, na realidade as estratégias do Planejamento são postas em prática por gerentes e funcionários.
Portanto, as habilidades e competências dos funcionários e também a estrutura organizacional são fatores levados em conta no Planejamento Estratégico pois influenciam a forma como o empreendimento pode alcançar seus objetivos.
O Planejamento Estratégico é de extrema importância pois guia a empresa no sentido de:
- Tornar seus objetivos mais claros, e, portanto, mais fáceis de serem alcançados;
- Orientar as tomadas de decisão;
- Envolver toda a equipe no progresso das áreas que necessitam de melhoria operacional;
- Identificar ameaças e também oportunidades;
- Prevenir problemas;
- Priorizar as principais metas.
E não apenas empresas adotam o Planejamento estratégico, mas também universidades particulares, organizações sem fins lucrativos utilizam o Planejamento para estabelecer metas e realizar seus objetivos.
Além disso, é através do Planejamento estratégico que as missões das empresas são divulgadas.
Como fazer um Planejamento estratégico
Na maior parte dos casos, o Planejamento estratégico é feito no fim do ano fiscal para ser posto em prática no início do ano fiscal.
De modo geral, seguem o seguinte padrão:
- Preparação do quadro de funcionários responsável pela elaboração de estratégias;
- Definição da missão ou propósito da empresa, sua visão ou sonho e seus valores;
- Aplicação da análise SWOT (força, fraqueza, oportunidade e ameaça) para identificar potenciais áreas ameaçadas e oportunidades;
- Definição de objetivos e metas a serem alcançadas no médio prazo;
- Registro do Planejamento;
- Implementação do Planejamento no dia-a-dia da empresa;
- Avaliação dos indicadores de desempenho e do andamento do Planejamento;
- Adaptação ou ajustes à realidade da empresa em reuniões em curtos espaços de tempo.
O Planejamento busca primeiramente compreender e registrar a essência da empresa e seu propósito de existência, bem como seu estado atual. Em seguida, promete um futuro adaptado e preparado para incertezas conforme os objetivos e metas.
Ao fim do Planejamento estratégico, um plano de ação é produzido para orientar as etapas dos objetivos e metas de forma mais detalhada, e o plano então será transmitido às equipes da empresa.
Exemplo de um Planejamento estratégico
Na análise dos pontos fortes e fracos da empresa (ou análise de risco), é comum se aplicar o método SWOT, embora também existam outros métodos como o SOAR (força, oportunidade, aspirações e resultados).
Independente do método empregado, é importante que os pontos sejam claros, como no exemplo a seguir:
- Força: Equipe comprometida e início do ano fiscal com vendas fortes;
- Fraqueza: Recursos escassos para a área de marketing;
- Oportunidade: Uso de mídias sociais e influencers para realizar marketing e atingir público alvo, busca por novos investidores;
- Ameaça: Grande concorrência no setor.
Assim, os objetivos do exemplo podem ser o alcance do público alvo com o uso das mídias sociais e influencers, mesmo que os recursos sejam escassos, criação de produtos com um diferencial que a concorrência não tenha e o impulsionamento da equipe para captação de novos recursos.
Outras formas de análise da situação da empresa podem ser a análise qualitativa e análise quantitativa.
O QUE LER AGORA...
- Notícias
M. Dias Branco (MDIA3) Pagará R$ 212 Mi em Juros Sobre Capital Próprio (JCP)
- Notícias
PRIO (PRIO3) Pagará R$ 60,6 Milhões em Dividendos em Dezembro
- Notícias
Kepler Weber (KEPL3) Pagará R$ 19,9 Milhões em Dividendos Hoje
- Notícias
Projeção de Inflação e Dólar para 2023 Recua; Estimativas de IPCA para 2024 e PIB Sobem