O que é Passivo Oneroso

Passivo Oneroso é o resultado que abrange todas as contas relativas às despesas financeiras de uma determinada empresa. Dessa forma, também pode ser chamado de passivo financeiro. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entre essas despesas, estão debêntures, empréstimos e financiamentos, bem como o pagamento de taxas e juros referentes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem do Termo Passivo Oneroso 

O termo oneroso vem da palavra ônus, que significa obrigação ou dever. Por sua vez, o passivo corresponde às obrigações de uma determinada empresa.

No geral, o passivo oneroso corresponde às obrigações de natureza financeira, oriundos de instituições financeiras como bancos e cooperativas de crédito.

Portanto, o passivo oneroso revela o grau de dependência de uma empresa em relação a essas instituições. 

Cabe destacar que as empresas podem buscar essas instituições para conseguir recursos na forma de empréstimos, por exemplo.

Isso pode ser feito tendo em vista pagar contas, caso não tenha o dinheiro necessário em caixa, ou até expandir sua capacidade produtiva e, assim, ampliar a geração de receitas.

Para exemplificar, a empresa pode tomar um empréstimo a fim de realizar um novo investimento, como a compra de máquinas e equipamentos, que poderão ampliar sua capacidade produtiva.

Como encontrar o Passivo Oneroso no Balanço

O Passivo Oneroso pode ser encontrado no Balanço Patrimonial, um dos principais relatórios contábeis (financeiros) usados por analistas.

O Balanço Patrimonial é uma ferramenta contábil essencial para avaliar a situação econômica e financeira de uma determinada empresa.

Esse relatório está dividido em duas colunas: Ativo Total (lado esquerdo) e Passivo Total (lado direito).

Nota-se que o Passivo Total pode ser subdividido de formas diferentes, de acordo com o prazo ou características da conta. 

Entre diferentes tipos de passivo, temos:

  • Exigível;
  • Circulante;
  • Não Circulante.

Todas as obrigações que deverão ser pagas no curto prazo estão contidas no passivo circulante. Enquanto isso, as obrigações que deverão ser pagas no longo prazo estão no passivo não circulante.

No geral, entende-se por curto prazo o período de 12 meses (um ano), enquanto o longo prazo é um período superior a um ano.

Por sua vez, o passivo exigível abrange as obrigações que deverão ser pagas em um prazo estabelecido, com data discriminada no Balanço Patrimonial.

Nota-se que o passivo oneroso pode ser encontrado no passivo exigível, pois abrange as obrigações financeiras que têm um prazo de vencimento para a realização do pagamento.

Já o passivo não oneroso abrange as obrigações referentes às atividades da empresa como, por exemplo, o pagamento de funcionários e fornecedores e os empréstimos sem juros.

Exemplos de Passivo Oneroso 

O Passivo Oneroso considera apenas o passivo que gera despesas de natureza financeira para uma determinada empresa.

Entres essas despesas financeiras, estão:

  • Debêntures;
  • Empréstimos;
  • Financiamentos.

As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas, tendo em vista captar recursos de terceiros no mercado de capitais. 

De outra forma, quem compra esses títulos está financiando a empresa, com o objetivo de ser remunerado na forma de juros.

Cabe destacar que passivos relacionados ao ciclo operacional da empresa ou dívidas com o governo não são considerados passivo oneroso. 

Relação entre Passivo Oneroso e Endividamento

O endividamento oneroso é um índice financeiro, que pode ser utilizado para fazer uma Análise Fundamentalista da empresa.

Esse índice pode ser obtido a partir da divisão do passivo oneroso pelo total de recursos da empresa, isto é, seu ativo total.

Quanto mais alto for o índice de endividamento oneroso, maior é a evidência de que a empresa está endividada.

Cabe lembrar que um dos objetivos do passivo é ampliar a geração de receitas da empresa. Todavia, um passivo oneroso muito alto pode indicar má administração financeira. 

Portanto, é importante que o investidor avalie o nível de endividamento da empresa em conjunto com outros indicadores de análise fundamentalista, como liquidez e rentabilidade.