Cometer erros de investimento pode ser assustador e parecer catastrófico. De fato, alguns deles têm o potencial de prejudicar seu futuro, mas nem sempre é um caso de sucesso ou fracasso, dizem os especialistas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A boa notícia é que existem maneiras de prevenir ou reverter quase todos os erros financeiros mais comuns adotando uma perspectiva de longo prazo.

Confira os principais erros de investimento e como superá-los agora.

Falta de planejamento e metas

A falta de planejamento e não ter metas específicas são dois dos erros mais comuns, dizem os especialistas.

“A pesquisa nos diz que aqueles que agrupam suas economias e investimentos em objetivos claros têm maior probabilidade de cumpri-los”, disse James McManus, diretor de investimentos do serviço de gerenciamento online Nutmeg, à CNBC Make It.

É mais provável que você mantenha as contribuições ou supere a volatilidade do mercado de curto prazo se aquela nova casa, viagem dos sonhos ou experiência única estiver clara em sua mente”, acrescentou.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Perseguir ganhos rápidos

Ter um bom planejamento e metas claras também ajuda a se concentrar no longo prazo, o que é crucial, disse Emma-Lou Montgomery, diretora associada de investimentos pessoais da Fidelity International.

“Muitos dos erros financeiros mais comuns, como perseguir ganhos rápidos, tentar ‘cronometrar o mercado’ e reagir instintivamente à volatilidade do mercado, podem ser evitados adotando uma perspectiva de longo prazo”, disse ela à CNBC Make It.

Outro erro comum quando se trata de investir é adotar uma abordagem “tudo ou nada”, diz Montgomery, observando que mesmo pequenos investimentos e conhecimento básico podem ser suficientes para aumentar sua riqueza.

Não se concentrar em ganhar dinheiro

Outro erro comum de dinheiro está relacionado a perder ou gastar dinheiro, em vez de ganhá-lo.

O pagamento de dívidas, como aluguel e contas, deve ser priorizado. Não fazê-lo pode ter sérias consequências, disse Myron Jobson, analista sênior de finanças pessoais da Interactive Investor, à CNBC Make It.

Ele acrescenta que não ter um “pote para dias chuvosos” (reserva de emergência) é outro erro perigoso, mas comum. “Você precisa criar um caixa adequado”, diz Jobson.

Possuir uma quantia para emergências que pode ser facilmente acessada proporciona tranquilidade caso algo dê errado. 

Este é o dinheiro que cobrirá despesas inesperadas como o conserto do carro ou perda do emprego, por exemplo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Negligenciar a aposentadoria

Muitos erros de investimento podem ter consequências apenas a curto prazo, mas os especialistas dizem que há um problema muitas vezes esquecido que pode acompanhá-lo durante grande parte de sua vida: o mau planejamento da aposentadoria.

“Quando você é jovem, sua aposentadoria parece algo distante e, diante de demandas financeiras concorrentes, geralmente é algo que consideramos adiar até ficarmos mais velhos”, diz McManus.

Quase todo mundo acaba se aposentando, ele aponta. “Seja qual for a idade que isso aconteça, você precisará ter acumulado um pé-de-meia grande o suficiente para viver – então, se você ignorar esse passo, estará dificultando as coisas para si mesmo mais tarde”, acrescenta.

Investir para a aposentadoria quando é jovem pode mudar o jogo quando você finalmente se aposentar, dizem os especialistas.

Fazer isso de forma consistente e garantir que você reserve mais dinheiro à medida que sua renda aumenta é crucial, disse Montgomery.

Se culpar demais por seus erros

Cometer um erro com seu dinheiro pode parecer esmagador, mas é normal, dizem os especialistas.

“Erros acontecem - e com a maioria deles a chave é aprender e evitar cair em um padrão repetindo-os! Quer se trate de uma farra de gastos ou de esquecer de ler as letras pequenas, não se censure demais”, diz Montgomery.

Os erros geralmente podem ser corrigidos e não são o fim do mundo, dizem os especialistas.

“O ponto de partida é assumir a responsabilidade por sua própria posição financeira”, aponta Montgomery.

Uma maneira de fazer isso é acompanhar os hábitos de consumo em uma planilha ou por meio de ferramentas de orçamento de terceiros, diz Jobson.

“Depois de ter uma ideia melhor de como gastar seu dinheiro, você pode explorar maneiras de ajudá-lo a viver dentro de seus meios”, acrescenta ele.

Existem também outras formas de apoio, diz Jobson. Quando se trata de dívidas, por exemplo, você pode encontrar uma solução com seu banco ou obter ajuda de instituições de caridade de consultoria financeira que ele sugere.

Mesmo ter uma compreensão ampla de sua situação financeira pode mudar o jogo, diz Montgomery.

“Conhecimento é poder e garantir que você tenha uma compreensão clara de todos os aspectos de sua posição financeira […] garantirá que você seja capaz de priorizar e tomar decisões informadas que apoiem seus objetivos.”

Fonte: CNBC

Informe o DDD + 9 dígitos