Os americanos mais ricos nunca detiveram tanto o mercado de ações como agora.

Os 10% mais ricos têm agora um recorde de 93% das ações dos EUA, segundo dados da Reserva Federal divulgados pelo Business Insider.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em geral, os americanos têm participado no mercado de ações a uma taxa mais elevada, com um recorde de 58% de famílias possuindo ações em 2023, de acordo com a Pesquisa sobre Finanças do Consumidor do Fed.

Ainda assim, a propriedade de ações está inclinada para o topo.

Para efeito comparativo, os 50% dos americanos mais pobres detinham apenas 1% de todas as ações e participações em fundos mútuos no terceiro trimestre, mostram os dados do banco central.

Tradicionalmente, as altas na Bolsa de Valores vem produzindo maiores recompensas para aqueles que já são ricos. 

Isto porque as famílias mais ricas dos EUA têm a maior parte dos seus ativos vinculados a ações, enquanto a maioria das famílias de classe média tem os seus ativos vinculados à habitação, afirmaram investigadores em um estudo de 2020, disse a Insider.

No terceiro trimestre, os 50% das famílias mais pobres detinham 4,8 bilhões de dólares em ativos imobiliários, mas apenas 0,3 bilhões de dólares em ações, mostram os dados da Fed. 

Os 1% mais ricos, em comparação, detinham mais de 16 bilhões de dólares em ações e pouco mais de 6 bilhões de dólares em ativos imobiliários.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As ações também registaram retornos monstruosos nos últimos 10 anos, quando as taxas de juro eram ultra baixas e ajudaram a gerar retornos consideráveis. 

Ao longo da última década, o S&P 500 subiu 155%, com o índice de referência ganhando 24% só no ano passado , em grande parte alimentado pelo arrefecimento da inflação e pelas expectativas dos investidores de cortes nas taxas da Fed em 2024, informou o Insider.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.