O que é Operação Estruturada

Operação Estruturada é um tipo de operação financeira cuja estratégia consiste em combinar dois ou mais ativos para serem negociados no mercado a fim de aumentar os ganhos e reduzir as perdas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outro modo, Operação Estruturada é uma forma de investir que busca maximizar ganhos a partir da combinação de dois ou mais ativos financeiros diferentes.

Embora a Operação Estruturada não seja extremamente comum no mercado financeiro, alguns investidores mais experientes costumam utilizá-la em razão de seu potencial maximizador.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Operação Estruturada 

Dissemos que uma Operação Estruturada depende da combinação de ativos visando um investimento planejado com maior rentabilidade possível e menor risco. Vejamos isso mais detalhadamente.

A Operação Estruturada, ao combinar dois ou mais ativos financeiros, pode aglutinar diferentes tipos de ativos, seja de renda fixa, de renda variável, derivativos e mesmo ações.

Essa modalidade de investimento pode ser feita por meio de um COE, o chamado Certificado de Operações Estruturadas), ou através do mercado de opções, ainda que existam operações no mercado direto.

Sendo assim, existem variadas formas de desenvolver operações estruturadas, a depender da estratégia adotada. Contudo, as mais recorrentes se referem ao mercado de opções e ao COE.

No caso do Mercado de Opções, o investidor deverá trabalhar com as opções: contratos que permitem compra (call) ou venda (put) de um ativo por preço e prazo definidos previamente.

Vale mencionar que o funcionamento das opções é como um derivativo, pois seus preços variam conforme o preço do ativo subjacente, seja ele ação, commodities ou mesmo alguma moeda.

Dessa maneira, operando com opções que permitem o direito de compra ou venda, os investidores podem evitar possíveis oscilações do mercado e também potencializar a carteira de investimentos.

Os principais tipos de Operações Estruturadas no mercado de opções são cinco:

  • Trava de alta
  • Trava de baixa
  • Borboleta
  • Lançamento coberto de Opções
  • Rolagem

Por outro lado, o COE é o mais conhecido e utilizado modelo de Operação Estruturada, algo bem semelhante às notas estruturadas no mercado dos Estados Unidos e da Europa.

Quando um investidor adquire um COE, ele está comprando um título que foi emitido por uma instituição financeira e que, em geral, tem boa parcela atrelada a renda fixa e uma porcentagem menor em renda variável.

Nesses casos, temos uma forma de investimento que possibilita a diversificação com baixo risco, pois a renda fixa dita majoritariamente os retornos e os riscos da operação.

Para que serve Operação Estruturada

Investidores optam por desenvolver uma Operação Estruturada com diversas finalidades, pois dependerá da estratégia e do planejamento da operação. No entanto, algumas razões são mais recorrentes:

  • Redução ou limitação do risco
  • Maximização de ganhos ou aumento de rentabilidade
  • Proteção da carteira de investimento (Hedge)
  • Diversificação da carteira

É bem provável também que investidores que investem nessas operações se beneficiem de oportunidades na bolsa, como a alta de um ativo, mudança na cotação do dólar, alta ou queda de juros, entre outros.

Vantagens Operação Estruturada

Ainda que realizar uma Operação Estruturada possa parecer complexo e difícil, estudar e conhecer mais profundamente pode trazer muitos pontos positivos para sua carteira.

A primeira das maiores vantagens, já mencionada acima, é a previsibilidade das perdas e redução dos riscos. Ainda que o risco e a possibilidade de perdas seja inerente ao mercado, uma operação estruturada pode evitá-los.

Em segundo lugar, uma operação estruturada não requer um acompanhamento diário do mercado, bastando apenas algumas análises mais rápidas de certos indicadores.

Por fim, no caso da aquisição de um COE, a tributação será regressiva, o que significa dizer que quanto maior o prazo da operação, menos impostos serão pagos pelo investidor.