O que é Opção de venda

Opção de venda é um contrato do mercado de opções que oferece o direito ao seu proprietário de vender um determinado ativo por um preço pré-estabelecido durante um determinado período de tempo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em termos formais, o investidor que adquire uma opção de venda tem o direito de vender o ativo-objeto do contrato, bastando apenas exercer seu direito, pelo preço de exercício também predeterminado. 

Assim, ao comprar o contrato de opção de venda, o investidor que comprou a opção deve pagar a quem lançou a opção um valor à vista, conhecido como prêmio.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Opção de venda

Uma Opção de venda faz referência a um contrato do mercado de opções, um mercado específico e com regras próprias dentro do mercado financeiro.

Nele são negociadas as opções: contratos que permitem ao investidor comprar ou vender um ativo por preço e data estipulados. 

Seu funcionamento é como um derivativo: os preços das opções variam conforme o preço dos ativos, sendo esse ativo uma ação, commodities, índice ou mesmo dólares.

A Opção de venda, também conhecida como Put, envolve duas partes: o titular, que adquire a opção, e o lançador, aquele que através de uma corretora de valores mobiliários vendeu a opção no mercado.

A negociação entre essas partes é o que define o preço estabelecido, o tempo determinado e o prêmio. Dessa maneira, é possível dizer que uma opção de venda tem quatro peças fundamentais:

  • Ativo-objeto ou ativo subjacente - trata-se do bem de referência no mercado, como um lote de ações.
  • Preço ou strike - é o valor pelo qual o titular irá vender o ativo da opção .
  • Prêmio - é o valor que o lançador receberá do titular pela venda da opção.
  • Período de tempo ou data de vencimento - é o prazo ou data para exercício da opção, portanto, quando o contrato expira.

Como qualquer opção, o titular da opção de venda não é obrigado a exercer o seu direito de vender o ativo-objeto durante o período especificado. Contudo, o lançador é obrigado a comprar caso o titular exerça seu direito.

Para que serve Opção de venda 

Trabalhar com o mercado de opções é uma forma interessante de se prevenir das flutuações do mercado e da volatilidade dos preços.

Além disso, é interessante ressaltar que operar no mercado de opções traz menores custos de transação, permitindo uma diversificação maior de estratégias.

Por fim, as opções abrem um leque maior de estratégias para lucro e rendimentos.

Com relação especificamente às opções de venda, em geral, os investidores buscam proteger seus ativos contra a desvalorização inerente ao mercado.

Contudo, é possível também lucrar com uma Opção de venda, principalmente quando o investidor identifica e consegue apostar em um ativo na baixa.

Ou seja, quanto mais uma ação tem queda no preço, melhor será vendê-la por um preço mais elevado.

Contudo, é importante que o investidor saiba manejar as ferramentas e os instrumentos financeiros do mercado de opções, pois há uma série de regras e procedimentos sob fiscalização da CVM que devem ser seguidos.

Opção de venda e Opção de compra

A opção de venda, como mencionado acima, possibilita a venda de um ativo por um preço pré-estabelecido. No entanto, vale mencionar que no mercado de opções também é possível trabalhar com opções de compra.

A opção de compra, também conhecida como call, garante o oposto da put: o direito de compra de um ativo. Assim, o titular da opção passa a ter o direito de comprar determinado ativo conforme contrato.

Logo, o investidor que comprar a opção terá o direito de comprar o ativo-objeto pelo preço estipulado, sendo o vendedor da opção obrigado a vender o ativo negociado.