O que é Opção Americana

Opção Americana é um tipo de contrato de opção no qual o exercício desta é feito a qualquer momento até o prazo limite do vencimento da opção.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra forma, a Opção Americana é um tipo de contrato disponível no mercado de opções cuja característica diferencial é seu exercício em momento indeterminado até o dia do vencimento da opção

Assim, caso um investidor compre uma Opção Americana e o preço suba em certo período, ele poderá realizar essa operação a qualquer momento que desejar, desde que não ultrapasse a data de vencimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Opção Americana

O mercado de opções, à primeira vista, pode parecer muito complexo em razão de suas regras e nomenclaturas. 

De fato ele apresenta um número grande de pequenas regras e conceitos. No entanto, esses não são tão difíceis quanto aparentam.

Comecemos pelo básico: o mercado de opções é o espaço da Bolsa no qual os investidores negociam direitos de compra ou venda de um ativo, definindo seu preço e seu prazo.

Isso permite, ao fixar preços e prazos, que o investidor se proteja das flutuações dos preços e da volatilidade do mercado.

Assim, as opções são contratos que dão ao seu titular o direito de compra ou de venda de um conjunto de ações por um preço determinado em uma data futura.

Vale mencionar que as opções são um tipo de derivativo, pois seu preço está atrelado ao preço do ativo subjacente, isto é, seu preço deriva do ativo em que ela se vincula.

Os ativos subjacentes podem assumir muitas formas, desde que possuam algum valor. Assim, pode ser considerada uma ação, uma commodity, uma moeda ou um índice.

A Opção Americana é uma forma de classificar um tipo específico de opção: aquela que permite ao titular exercer sua opção em qualquer momento até o vencimento.

Por exemplo, se o titular tiver em sua posse uma Opção Americana de compra, ele poderá adquirir o ativo almejado a qualquer momento. 

Por outro lado, caso o titular tenha em mãos uma Opção Americana de venda, isso significa que ele poderá exercer uma venda quando desejar.

No entanto, como toda e qualquer operação de opções, o titular não tem a obrigatoriedade de comprar ou vender o ativo negociado, mas a outra parte é obrigada a aceitar a demanda quando aquele desejar.

Opção Americana e Opção Europeia 

O mercado de opções convive com dois tipos diferentes de opções conforme o exercício dessas: a Opção Americana e a Opção Europeia.

Como já mencionado, as opções têm prazo de validade acordado em contrato. Em termos práticos, os dois tipos de opções se diferenciam conforme a data de exercício possível.

Dissemos que a Opção Americana permite ao titular exercer seu direito até a data de vencimento, isto é, em qualquer momento dentro daquele longo período de tempo.

Por outro lado, a Opção Européia possibilita ao titular exercer seu direito somente na data do seu vencimento, portanto, em um dia específico que é o prazo de validade da opção.

Essas informações deixam claro que a opção de tipo americana oferece melhores condições e direitos ao seu comprador, pois assim ele poderá escolher o momento ideal para exercer.

A Opção Européia, de outro lado, faz com que o investidor fique refém do preço do ativo no dia determinado pelo contrato, sem que ele possa analisar o melhor cenário de exercício.

No mercado brasileiro, na maior parte dos casos, a maioria das opções de compra são americanas, enquanto que as opções de venda são europeias, ainda que essa não seja uma regra.

Para identificar exatamente qual a modalidade da opção, o investidor deverá observar nas propriedades da opção, juntamente com sua data de vencimento e seu preço de strike.