O que é Oligopsônio

Oligopsônio é um conceito que caracteriza uma estrutura de mercado na qual existem muitos vendedores, porém poucos compradores.

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Este termo se encontra na mesma categoria de conceitos como monopólio, oligopólio, duopólio e monopsônio. Sendo todos eles considerados formas imperfeitas de competição.

De forma geral, a existência do Oligopsônio se deve a uma distorção no mercado, causada por uma deficiência negativa na demanda em detrimento da oferta.

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Características do Oligopsônio

Um Oligopsônio se caracteriza por retratar uma situação desequilibrada na qual, de forma geral os compradores são empoderados com o poder de escolha e influência exacerbados.

Esta situação, por si, cria a tendência de os produtos e serviços oferecidos a estes compradores caírem de preço, mas não necessariamente aumentarem de qualidade.

O fato é que a qualidade dos produtos e serviços dentro de um Oligopsônio já se encontra praticamente no máximo possível de ser alcançado. 

A razão principal disso é o fato de a maioria dos mercados dominados por um oligopsônio terem produtos ou serviços que são vistos como commodities.

Ou então tratam-se de negócios nichados que suprem necessidades muito específicas de mercado, e justamente por isso também que existem poucos compradores.

Não são todas as empresas que possuem condições de atuarem nesses mercados, muitas vezes porque a barreira de entrada é muito alta, seja financeira ou logisticamente.

Em contrapartida, a matéria necessária para estes mercados nichados funcionarem não é de difícil acesso ou produção. Daí o desequilíbrio na oferta de vendedores e compradores. 

Exemplos de Oligopsônio

Existem alguns mercados bem conhecidos que atuam em forma de Oligopsônio. Alguns que podem ser citados:

  • Indústria de cigarros: existem muitos produtores de tabaco, mas poucas empresas compram o produto, pois hoje em dia, devido às regulações, é difícil operar no setor.
  • Supermercados: uma cidade só pode ter um número limitado de supermercados para que o lucro supra os custos da operação, todavia, não faltam vendedores de alimentos.
  • Mercado de aeronaves: apenas um número bem limitado de pessoas tem condições financeiras para comprar aviões. No entanto, existem muitos vendedores.

Oligopsônio e outras estruturas de mercado

Além do Oligopsônio existem outras estruturas de mercado, como já mencionado no início do texto. É importante compreender as suas diferenças. Veja:

  • Monopólio: acontece quando apenas uma empresa domina um determinado mercado de produtos ou serviços, não possuindo concorrência;
  • Duopólio: é a mesma lógica do monopólio, porém agora existem duas empresas. Cria-se uma falsa sensação de escolha;
  • Oligopólio: trata-se de um mercado com vários competidores que o monopolizam. Existe incentivo para redução de preços e maior qualidade, mas pode-se criar um cartel;
  • Monopsônio: quando existe apenas um comprador para vários vendedores. Ou seja, é a forma mais crítica de um Oligopsônio;
  • Concorrência perfeita: quando existem muitos compradores e muitos vendedores e o mercado encontra um equilíbrio entre seus competidores.

Consequências de um Oligopsônio

Uma relação de mercado baseada em um Oligopsônio pode trazer diversas consequências para a economia, afetando principalmente as condições dos vendedores.

Pelo fato de existir uma concorrência tão grande de vendedores, estes acabam reduzindo seus preços e a sua margem de lucro a patamares que muitas vezes são pouco compensatórios.

Quem sempre sai ganhando são os compradores, que podem escolher e inclusive fazer exigências, principalmente por preços cada vez menores.

O consumidor final, no caso, pode ou não ser beneficiado nessa cadeia. Isso porque geralmente uma empresa que se beneficia de um oligopsônio, tende a viver uma relação de oligopólio ou monopólio com seus clientes. 

Supermercados, por exemplo, possuem muitas opções para adquirirem produtos, porém em uma cidade pequena, poucos concorrentes. 

Isso significa que eles podem minimizar os custos de aquisição de produtos de um lado e maximizar os lucros do outro aumentando o preço indiscriminadamente.

Por outro lado, para um investidor, esse pode ser um tipo bem lucrativo e seguro de negócio para se investir, caso a empresa em questão esteja na bolsa de valores.