A Microsoft (MSFT34) concordou em comprar uma participação de quase 4% no London Stock Exchange Group (LSEG), a empresa por trás da Bolsa de Valores de Londres, do grupo de índices financeiros FTSE e da Refinitiv.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como parte do acordo de parceria de 10 anos, a gigante de tecnologia dos EUA realizará projetos para aprimorar as ofertas de dados e análises da bolsa.

Entre elas está a migração da plataforma da LSEG e outras infraestruturas de tecnologia para a nuvem da Microsoft, disse a Bolsa em comunicado na segunda-feira.

O acordo ocorre no momento em que as empresas correm para desenvolver ferramentas que permitam aos investidores e analistas aproveitar as enormes quantidades de dados disponíveis para alcançar novos ou melhores insights para oportunidades de investimento mais rapidamente, informou a Forbes.

O acordo pode ajudar a Refinitiv, comprada pela LSE em 2021, a derrotar a Bloomberg na luta de décadas para ser o principal fornecedor mundial de serviços financeiros dados e análises. 

A parceria com a Microsoft ocorre após uma série de fusões fracassadas da LSE como parte de seus esforços para se tornar uma empresa global.

A empresa britânica disse que gastará pelo menos US$ 2,8 bilhões em trabalhos relacionados à nuvem da Microsoft durante a vigência do acordo.

“Esta parceria estratégica é um marco significativo na jornada da LSEG para se tornar a empresa líder global em infraestrutura e dados de mercados financeiros e transformará a experiência de nossos clientes”, disse o CEO da LSEG, David Schwimmer, em comunicado.

A LSEG, um dos maiores provedores mundiais de infraestrutura para mercados financeiros de infraestrutura e dados financeiros para mercados financeiros, está por trás da Refinitiv, do FTSE Group e da bolsa de valores italiana Borsa Italiana, entre outras empresas. 

Tem um valor de mercado de 42,6 bilhões de libras (US$ 52,2 bilhões), de acordo com o Yahoo Finance.

A Microsoft disse que espera concluir a compra no primeiro trimestre de 2023 e vai adquirir as ações da LSEG do Consórcio Blackstone/Thompson Reuters.

O acordo também concederá à Microsoft um assento no conselho da LSE e a empresa disse que pretende nomear Scott Guthrie, vice-presidente executivo da Microsoft para o grupo de nuvem e IA, como diretor não executivo.

O presidente e executivo-chefe da Microsoft, Satya Nadella, disse que os avanços na nuvem e na inteligência artificial devem “transformar fundamentalmente” a forma como as instituições financeiras operam e saudou o acordo como uma forma de “criar serviços de próxima geração” para capacitar usuários e automatizar “sistemas complexos e processos demorados”.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.