Seja pelo sonho da casa própria ou com o objetivo de investimento, a compra de um imóvel figura entre os principais objetivos financeiros dos brasileiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entra ano, sai ano, e o mercado imobiliário está sempre no radar. E em 2024 não será diferente.

Com a continuidade dos cortes na taxa básica de juros e a estabilização da demanda no mercado imobiliário, este pode ser um ano favorável para a compra de imóveis.

Como mostramos nesta reportagem, esse mercado vinha bastante aquecido nos últimos anos.

Em janeiro de 2020, o metro quadrado em Ipanema estava, em média, a R$ 18.323, segundo dados do FipeZAP.

Em novembro de 2023, o preço já era de R$ 21.450, uma valorização de 17%. 

O número de vendas também subiu: de janeiro a outubro de 2023, o mercado imobiliário brasileiro registrou um crescimento de 23,5% nas vendas de novos imóveis em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Os dados são do indicador ABRAINC-FIPE, um levantamento realizado com 20 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)

A performance do setor imobiliário em 2023 demonstra resiliência diante dos desafios enfrentados, incluindo a alta taxa do financiamento habitacional”, destaca Luiz França, presidente da ABRAINC.

Se o processo de redução da taxa Selic continuar em 2024, o setor da incorporação certamente desempenhará um papel de destaque no crescimento econômico e na geração de empregos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Brasil”. 

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Juros em queda ajudam o mercado imobiliário

Durante boa parte de 2022 e de 2023, quando a taxa Selic esteve estacionada no pico 13,75% ao ano, os custos de um financiamento imobiliário dispararam.

Agora que o Banco Central (BC) já está reduzindo os juros no País, isso pode jogar a favor de quem deseja comprar um imóvel. 

André Sandri, sócio da AVG Capital e fundador do EDUCA$, explica que as perspectivas de investimento em imóveis da economia, taxas de juros e do mercado.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Com o ciclo de queda de juros em voga, a expectativa, segundo o Boletim Focus, de que a Selic encerre 2024 a 9,0%, uma queda de 2,75 pontos porcentuais dos atuais 11,75% ao ano.

Com a redução das taxas de juros atual, devemos ter em um futuro próximo um aumento na procura por imóveis pelo simples fato de o financiamento tornar-se mais barato”, diz Sandri. 

Esse movimento pode beneficiar especialmente aqueles imóveis em áreas de alta procura, que sofrem pouca oscilação nos momentos de baixa.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Para Lucas Melo, diretor executivo da MBRAS, boutique imobiliária de alto padrão, 2024 pode ser um “ano dourado” .

A escassez de imóveis em localizações premium, um desafio principalmente em grandes metrópoles brasileiras, adiciona uma camada de complexidade ao mercado. A limitação de espaço e a demanda elevada nessas áreas geram um ambiente de alta competitividade e preços em ascensão”, explica. 

Com a expectativa de liberação da demanda reprimida e a crescente inovação nas áreas urbanas mais valorizadas, 2024 se apresenta como um ano-chave para o crescimento e revitalização do mercado imobiliário.” 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Abecip e O Estado De S. Paulo.