
Muitas vezes, o desejo de construir patrimônio não para só em você. Por meio da riqueza geracional é possível garantir um futuro melhor para a próxima geração e não deixar seus filhos desamparados.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Quer você seja a primeira pessoa em sua família a transmitir riqueza geracional ou seja o próximo na fila para herdá-la, as etapas que você tomar agora podem dar à sua família a oportunidade de abraçar seu legado e continuar construindo-o muito depois de você.
O que é riqueza geracional?
A riqueza geracional, às vezes chamada de “riqueza familiar” ou “riqueza herdada”, é qualquer tipo de bem que uma geração passa para a próxima.
Isso inclui todos os ativos, como investimentos, imóveis, dinheiro, negócios e qualquer outra coisa que tenha valor financeiro que as famílias passam para seus filhos ou netos.
Mas a riqueza geracional não é apenas sobre o material físico.
Riqueza intangível como educação, alfabetização financeira, valores e hábitos de consumo, ajudam a moldar o caráter da geração que herdará a riqueza.
Por que a riqueza geracional é importante?
A riqueza geracional pode ajudar as famílias a manter a estabilidade financeira de longo prazo e poupar os membros individuais de dificuldades indevidas.
Ela fornece uma proteção financeira para recorrer ao mesmo tempo em que abre opções de ajudar as gerações futuras.
O desafio, no entanto, não é só de criar riqueza, mas fazer com que ela sobreviva a várias gerações.
Infelizmente, não estamos fazendo um bom trabalho ao preparar a próxima geração para a responsabilidade de administrar a riqueza.
Apenas um terço das famílias consegue manter sua riqueza na próxima geração.
De acordo com a consultoria de patrimônio do Williams Group, 70% das famílias ricas perdem sua fortuna na segunda geração e impressionantes 90% na terceira.
O US Trust pesquisou recentemente indivíduos de alto patrimônio líquido, com mais de US$ 3 milhões em ativos, para descobrir como eles estão preparando a próxima geração para lidar com uma riqueza significativa.
“Olhando para os números, 78% sentem que a próxima geração não é financeiramente responsável o suficiente para lidar com a herança”, diz Chris Heilmann, executivo-chefe fiduciário do US Trust.
E 64% admitem que revelaram pouco ou nada sobre sua riqueza para seus filhos.
A pesquisa lista vários motivos: as pessoas foram ensinadas a não falar sobre dinheiro, temem que seus filhos se tornem preguiçosos e arrogantes e temem que a informação vaze.
As estatísticas podem ser sombrias, mas é hora de quebrar o ciclo tomando atitudes para investir bem e ensinar seus filhos a administrar o dinheiro.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Como construir riqueza geracional
Antes de poder transmitir riqueza geracional, primeiro você precisa construir riqueza!
Lembre-se, construir riqueza é uma maratona, não uma corrida. É um processo que leva tempo, intencionalidade e consistência.
Veja como construir a sua riqueza geracional:
1. Crie uma base financeira sólida
Antes de realmente começar a construir riqueza, você precisa estabelecer uma base sólida para construir essa riqueza.
Isso significa que você precisa se livrar das dívidas e economizar para um fundo de emergência de 3 a 6 meses de despesas antes de começar a investir para o futuro.
Assim como construir uma casa sobre um monte de areia, tentar construir riqueza com pagamentos de dívidas ou falta de poupança é um convite para o desastre, por isso, não pule esta etapa!
2. Invista em educação financeira
Construir riqueza multigeracional requer mais do que ativos financeiros.
Por exemplo, se você ganhar uma grande quantia em dinheiro, mas não tiver formação para administrá-la financeiramente, o dinheiro provavelmente não durará até a próxima geração.
A educação financeira e o compartilhamento dessas dicas começarão a criar a base para uma riqueza duradoura.
3. Invista parte da sua renda
Invista pelo menos 15% de sua renda para seus objetivos futuros. Fazendo isso de forma consistente, dentro de duas a três décadas terá riqueza suficiente para viver confortavelmente na aposentadoria e até passá-la para a próxima geração.
Lembre-se que é sempre uma boa ideia trabalhar com um profissional de investimentos para ajudá-lo a escolher os investimentos certos para seu perfil e objetivos.
4. Fale sobre dinheiro
Lembre-se de que a riqueza geracional não é apenas o dinheiro e as coisas que você deixa para seus filhos. É também sobre o conhecimento, a sabedoria e as habilidades que você passa para eles.
Você pode ensiná-los falando sobre dinheiro em conversas cotidianas, compartilhando onde você errou e modelando um comportamento sábio com dinheiro.
Ao olhar para trás, você descobrirá que um dos maiores presentes que poderia dar a seus filhos é prepará-los para serem adultos.
A verdade é que você pode começar a ensinar seus filhos sobre dinheiro desde cedo e mostrar-lhes como gastar, economizar e doar à medida que envelhecem.
5. Faça um seguro de vida
O seguro de vida é uma ótima maneira de dar à sua família uma rede de segurança caso algo te aconteça.
O luto pode causar estresse suficiente na família e adicionar uma tensão financeira inesperada só irá atrasar sua família emocional e financeiramente.
O seguro de vida é uma ferramenta imperativa para transmitir riqueza. Especialmente se você tem filhos ou dependentes que precisam de você.
Pense em como sua atual falta de seguro pode afetá-los negativamente.
Como construir sua própria vida rica
Para aumentar seu patrimônio líquido e proporcionar mais qualidade de vida para a família, vale a pena contar com um profissional qualificado para te ajudar.
Seja você a primeira geração de sua família a construir esse tipo de riqueza geracional ou não, um consultor de investimentos pode ajudar a estabelecer as bases para uma nova geração próspera e um futuro financeiro mais promissor.
Para saber se esse serviço é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.