Muitas vezes, o desejo de construir patrimônio não para só em você. Por meio da riqueza geracional é possível garantir um futuro melhor para a próxima geração e não deixar seus filhos desamparados. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quer você seja a primeira pessoa em sua família a transmitir riqueza geracional ou seja o próximo na fila para herdá-la, as etapas que você tomar agora podem dar à sua família a oportunidade de abraçar seu legado e continuar construindo-o muito depois de você.

O que é riqueza geracional?

A riqueza geracional, às vezes chamada de “riqueza familiar” ou “riqueza herdada”, é qualquer tipo de bem que uma geração passa para a próxima.

Isso inclui todos os ativos, como investimentos, imóveis, dinheiro, negócios e qualquer outra coisa que tenha valor financeiro que as famílias passam para seus filhos ou netos.

Mas a riqueza geracional não é apenas sobre o material físico. 

Riqueza intangível como educação, alfabetização financeira, valores e hábitos de consumo, ajudam a moldar o caráter da geração que herdará a riqueza.

Por que a riqueza geracional é importante?

A riqueza geracional pode ajudar as famílias a manter a estabilidade financeira de longo prazo e poupar os membros individuais de dificuldades indevidas. 

Ela fornece uma proteção financeira para recorrer ao mesmo tempo em que abre opções de ajudar as gerações futuras.

O desafio, no entanto, não é só de criar riqueza, mas fazer com que ela sobreviva a várias gerações.

Infelizmente, não estamos fazendo um bom trabalho ao preparar a próxima geração para a responsabilidade de administrar a riqueza.

Apenas um terço das famílias consegue manter sua riqueza na próxima geração. 

De acordo com a consultoria de patrimônio do Williams Group, 70% das famílias ricas perdem sua fortuna na segunda geração e impressionantes 90% na terceira.

O US Trust pesquisou recentemente indivíduos de alto patrimônio líquido, com mais de US$ 3 milhões em ativos, para descobrir como eles estão preparando a próxima geração para lidar com uma riqueza significativa.

“Olhando para os números, 78% sentem que a próxima geração não é financeiramente responsável o suficiente para lidar com a herança”, diz Chris Heilmann, executivo-chefe fiduciário do US Trust.

E 64% admitem que revelaram pouco ou nada sobre sua riqueza para seus filhos.

A pesquisa lista vários motivos: as pessoas foram ensinadas a não falar sobre dinheiro, temem que seus filhos se tornem preguiçosos e arrogantes e temem que a informação vaze.

As estatísticas podem ser sombrias, mas é hora de quebrar o ciclo tomando atitudes para investir bem e ensinar seus filhos a administrar o dinheiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como construir riqueza geracional

Antes de poder transmitir riqueza geracional, primeiro você precisa construir riqueza! 

Lembre-se, construir riqueza é uma maratona, não uma corrida. É um processo que leva tempo, intencionalidade e consistência. 

Veja como construir a sua riqueza geracional:

1. Crie uma base financeira sólida

Antes de realmente começar a construir riqueza, você precisa estabelecer uma base sólida para construir essa riqueza.

Isso significa que você precisa se livrar das dívidas e economizar para um fundo de emergência de 3 a 6 meses de despesas antes de começar a investir para o futuro.

Assim como construir uma casa sobre um monte de areia, tentar construir riqueza com pagamentos de dívidas ou falta de poupança é um convite para o desastre, por isso, não pule esta etapa!

​​2. Invista em educação financeira

Construir riqueza multigeracional requer mais do que ativos financeiros. 

Por exemplo, se você ganhar uma grande quantia em dinheiro, mas não tiver formação para administrá-la financeiramente, o dinheiro provavelmente não durará até a próxima geração. 

A educação financeira e o compartilhamento dessas dicas começarão a criar a base para uma riqueza duradoura.

3. Invista parte da sua renda

Invista pelo menos 15% de sua renda para seus objetivos futuros. Fazendo isso de forma consistente, dentro de duas a três décadas terá riqueza suficiente para viver confortavelmente na aposentadoria e até passá-la para a próxima geração.

Lembre-se que é sempre uma boa ideia trabalhar com um profissional de investimentos para ajudá-lo a escolher os investimentos certos para seu perfil e objetivos.

4. Fale sobre dinheiro

Lembre-se de que a riqueza geracional não é apenas o dinheiro e as coisas que você deixa para seus filhos. É também sobre o conhecimento, a sabedoria e as habilidades que você passa para eles.

Você pode ensiná-los falando sobre dinheiro em conversas cotidianas, compartilhando onde você errou e modelando um comportamento sábio com dinheiro. 

Ao olhar para trás, você descobrirá que um dos maiores presentes que poderia dar a seus filhos é prepará-los para serem adultos.

A verdade é que você pode começar a ensinar seus filhos sobre dinheiro desde cedo e mostrar-lhes como gastar, economizar e doar à medida que envelhecem. 

5. Faça um seguro de vida 

O seguro de vida é uma ótima maneira de dar à sua família uma rede de segurança caso algo te aconteça.

O luto pode causar estresse suficiente na família e adicionar uma tensão financeira inesperada só irá atrasar sua família emocional e financeiramente. 

O seguro de vida é uma ferramenta imperativa para transmitir riqueza. Especialmente se você tem filhos ou dependentes que precisam de você.

Pense em como sua atual falta de seguro pode afetá-los negativamente. 

Como construir sua própria vida rica

Para aumentar seu patrimônio líquido e proporcionar mais qualidade de vida para a família, vale a pena contar com um profissional qualificado para te ajudar.

Seja você a primeira geração de sua família a construir esse tipo de riqueza geracional ou não, um consultor de investimentos pode ajudar a estabelecer as bases para uma nova geração próspera e um futuro financeiro mais promissor.

Para saber se esse serviço é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.