O investimento de impacto se baseia em dois parâmetros básicos: dar retorno financeiro e fazer o bem para a sociedade e o meio ambiente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Produtos ESG e de impacto têm ganhado relevância no mercado mundial.

Essas são opções que priorizam a responsabilidade e se preocupam para que as atividades econômicas sejam sustentáveis e impulsionem o desenvolvimento da sociedade, mas sem abrir mão de retornos financeiros.

O investimento de impacto vem ganhando tração nos últimos anos.

O tamanho do mercado global de investimento de impacto ficou em US$ 1,16 trilhão em ativos sob gestão em 2022, de acordo com o relatório "Sizing the Impact Investing" da Global Impact Investing Network (GIIN).

No Brasil, o investimento sustentável ainda é pouco explorado, mas algumas gestoras já saíram na frente e oferecem fundos de investimentos acessíveis, como a Constellation, Fama, JGP, Warren e XP. 

Veja como o investidor comum pode investir para "fazer o bem" e ainda registrar ganhos financeiros regulares.

O que é investimento de impacto?

Os investimentos de impacto abrangem projetos e empresas que tenham uma preocupação com aspectos sociais e/ou ambientais.

Como o nome indica, este tipo de investimento tem como objetivo gerar um impacto positivo no aspecto socioambiental, além de retorno financeiro.

O chamado investimento de impacto está fortemente ligado a temática ESG, sigla para Ambiental (Environmental), Social (Social) e de Governança (Governance), que são considerados investimentos socialmente responsáveis, tendo como alicerce uma ou mais dessas temáticas.

Como se tornar um investidor de impacto

No investimento em impacto, o investidor investe dinheiro em companhias que não só tenham bons processos de governança internos, mas tenham como objetivo impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.

Os investimentos precisam ter um impacto no mundo real e precisam gerar dinheiro.

As sete etapas para se engajar no investimento de impacto são:

  • Implante os "três i's" do investimento de impacto;
  • Separe os que fazem dos que falam;
  • Combine seus investimentos com seus valores pessoais;
  • Não morda mais do que você pode mastigar;
  • Comece a filtrar os fundos;
  • Alavancar bancos e cooperativas de crédito;
  • Faça e siga uma lista de verificação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os "Três Is" do Investimento de Impacto

O Morgan Stanley, que administra mais de US$ 70 bilhões em investimentos ESG em todo o mundo, pede a seus clientes que estabeleçam uma estrutura para a tomada de decisões de investimento de impacto, aderindo aos "três I's": intencionalidade, influência e inclusão.

Intencionalmente: significa restringir os investimentos em empresas que você considera censuráveis ​​e aumentar seus em empresas que têm um histórico estabelecido de sustentabilidade.

Influência: os investidores atuam como criadores de diferenças nas empresas em que investem. Por exemplo, um investidor de impacto se torna um acionista ativo que fala sobre o registro ESG de uma empresa e defende a mudança, quando e onde for necessário.

Inclusão: Os investidores de impacto são incentivados a avaliar os níveis de diversidade nas empresas para as quais dirigem seus ativos.

Combine seus investimentos com seus valores pessoais

Nem todo investidor de impacto tem o mesmo conjunto de valores e pontos centrais de todo o setor, afinal, este é um mercado em expansão.

Por isso, não há problema em adequar seus investimentos aos seus gostos pessoais.

Um método eficaz de se tornar um investidor de impacto e contribuir para a área sócio-ambiental é verificar suas contribuições de caridade ao longo dos anos e direcionar seus investimentos de impacto para áreas que você historicamente favoreceu.

Por exemplo, se você doou dinheiro para iniciativas de mudança climática ao longo dos anos, pode estar mais inclinado a investir seu dinheiro em empresas que fabricam painéis solares ou em fundos que favorecem veículos elétricos e evitam combustíveis fósseis. 

Ou, se você for contra os alimentos processados ​​e a agricultura química, pode optar por investir em fabricantes de alimentos orgânicos.

O que você já conquistou com suas doações de caridade pessoais pode ser um excelente ponto de partida para o investimento de impacto.

Não morda mais do que você pode mastigar

Como qualquer novo empreendimento de investimento, geralmente é uma boa ideia entrar no mercado ESG e limitar seu investimento inicial em 5% a 10% de seus ativos totais para investimento, ou até menos.

Dessa forma, você pode começar pequeno e aumentar gradualmente seus investimentos de impacto conforme aprender mais sobre o mercado de investimentos sustentáveis.

Conte com a ajuda de um profissional

Se você quer começar no investimento de impacto, junte-se ao seu consultor de investimentos e comece a examinar algumas alternativas de investimentos, como fundos ESG.

Procure por empresas para investir que tenham uma preocupação com aspectos sociais e/ou ambientais, além de se preocuparem em garantir bons parâmetros de governança corporativa e transparência. 

Em geral, esses investimentos são feitos em ações ou títulos de dívidas corporativas.

Informe o DDD + 9 dígitos