O que é Centauro (CNTO3) e os Diferenciais da Empresa
SIMULE AGORA
| ,

O que é Centauro (CNTO3) e os Diferenciais da Empresa

Conheça os diferenciais da Centauro, a maior varejista de artigos esportivos da América Latina, e saiba se ainda vale a pena investir na CNTO3.

Por
Atualizado em 30/09/2020

A Centauro (CNTO3) é a maior varejista de artigos esportivos da América Latina, detentora das marcas Adams, Nord Outdoor, Oxer e X-Seven.

A empresa também comercializa produtos de diversas outras marcas, como Adidas e Puma, além de ser distribuidora exclusiva dos produtos da marca Nike no Brasil.

As ações da Centauro desde sua Oferta Pública Inicial (IPO), vem acumulando uma valorização na bolsa de valores.

Devido o alto índice de negociabilidade das ações da varejista, e por estar inserida no setor de consumo, as small caps integram o Índice de Consumo (ICON).

Elas também fazem parte do Índice Small Cap (SMLL), devido sua baixa capitalização de mercado na B3.

Neste artigo, vamos abordar os principais diferenciais da Centauro, fatores que influenciaram no ótimo desempenho das ações CNTO3.

Leia até o final e descubra se a ação CNTO3 vale a pena.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

O que é Centauro

A Centauro é a maior varejista de artigos esportivos da América Latina, presente estrategicamente em diversas regiões do país.

Distribuição Geográfica das Lojas Centauro
*Distribuição Geográfica das Lojas Centauro. Fonte: RI Centauro.
Banner will be placed here

História da Centauro

A história da Centauro iniciou em 1981, através da inauguração de uma loja na cidade de Belo Horizonte, com o objetivo de atender a demanda crescente do varejo esportivo na época.

No ano de 2000, a Centauro junto com o Shopping West Plaza, inauguraram a primeira loja com o formato Megastore.

A partir de então, o conceito de loja Megastore começou a ser expandido para diversos estados no país.

Após alguns anos, a empresa implementou a sua plataforma digital, atendendo um maior número de consumidores.

No ano de 2019, a empresa realizou a sua Oferta Pública Inicial (IPO), captando R$ 772 milhões, utilizados em maior parte para a amortização de dívida.

A empresa também realizou diversas parcerias estratégicas, como a parceria com a B2W Digital e com a Nike no Brasil, melhorando a experiência de compras para os seus consumidores.

Hoje, a Centauro é considerada a maior varejista da América Latina, além de deter as marcas de artigos esportivos mais conhecidas entre os consumidores.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Estrutura Organizacional Centauro

Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Centauro e seus membros.

Conselho de AdministraçãoMembro
Presidente do ConselhoSebastião Vicente Bomfim Filho
Vice-Presidente do ConselhoFersen Lamas Lambranho
Membro independenteGerman Pasquale Quiroga Vilardo
Membro independenteLuiz Alberto Quinta
DiretoriaEspecialista do Setor
Diretor PresidentePedro de Souza Zemel
Diretor FinanceiroJosé Luís Magalhães Salazar
Diretor ComercialClaudio de Assis Abreu
Diretor de ClientesGustavo de Lima Furtado
Diretor de OperaçõesThiago Rebelo
Diretora de Recursos HumanosOlivia Gryschek
Diretor de Inovação e TecnologiaMarcel de Araújo Viana

Setor de Varejo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo apresentaram crescimento de 5,2% em julho de 2020, demonstrando recuperação.

As vendas no subgrupo de tecido, vestuário e calçados, também demonstraram recuperação em julho, porém acumulam uma retração de -37,6% em 2020.

Dentro desse contexto, as empresas varejistas são as que mais tem refletido os impactos da crise sanitária no país, e utilizaram os canais digitais para amenizar esses impactos.

A Centauro apresentou crescimento de 50,4% nas vendas dos canais digitais, enquanto a sua principal concorrente Lojas Renner, avançou 121,8% nas vendas digitais.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Linhas de Negócios da Centauro

A Centauro atua na comercialização de artigos esportivos, através de suas lojas físicas e pela sua plataforma online.

A empresa é bastante beneficiada por sua parceria estratégica com os maiores fornecedores de artigos esportivos do mundo.

Concorrentes Brasileiros da Centauro

Segundo o ranking elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o segmento de moda, calçados e artigos esportivos, apresentou um faturamento bruto de R$ 70,386 bilhões em 2019.

Inserida neste setor, a Centauro contribuiu com uma parcela significativa para o setor, entretanto, as varejistas Lojas Renner e Riachuelo lideraram o ranking em número de vendas.

Considerando apenas as empresas de capital aberto, as principais concorrentes da Centauro são:

EmpresaTickerMarket Cap
Lojas RennerLREN3R$ 31,4 Bilhões
RiachueloGUAR3R$ 7,0 Bilhões
Marisa LojasAMAR3R$ 1,8 Bilhões
CentauroCNTO3R$ 6,1 Bilhões
NetshoesNYSE: (NETS)US$ 114,7 Milhões

A Centauro está inserida em um segmento que abrange um elevado número de concorrentes, sendo um setor altamente competitivo.

As principais concorrentes da Centauro são empresas com um elevado índice de eficiência, por essa razão a empresa necessita ser cada vez mais eficiente, visando alcançar uma maior fatia de mercado.

No entanto, a companhia tem investido constantemente em tecnologia, principalmente na estratégia omnichannel, com o objetivo de otimizar cada vez mais o volume de vendas da plataforma digital.

Com isso, a Centauro tem conseguido reduzir seus custos, além de alavancar as vendas dos canais digitais.

Confira a evolução da receita líquida da Centauro:

Gráfico da Evolução da Receita Líquida da Centauro
*Fonte: Relatórios anuais Centauro (2017-2019).

Confira a evolução do lucro líquido da Centauro:

Gráfico da Evolução do Lucro Líquido da Centauro
*Fonte: Relatórios anuais Centauro (2017-2019).

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Participação de Mercado da Centauro

O Market Share da Centauro é de aproximadamente 5,0%, considerado baixo perto das suas principais concorrentes, como a Lojas Renner e Riachuelo.

Confira as principais vantagens competitivas da Centauro:

  • Diversificação geográfica;
  • Marcas bem posicionadas no mercado;
  • Parceria estratégica com fornecedores.

Desempenho Ações CNTO3

As ações CNTO3 acompanham o movimento do Ibovespa, porém, apresentam uma menor volatilidade em razão do seu beta ser menor que 1. 

As ações da Centauro acumulam uma desvalorização de 27,83% em 2020.

Gráfico da Ação CNTO3
*Fonte: GuiaInvest.

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

Centauro Vale a Pena Investir?

A Centauro está posicionada entre as maiores empresas do seu setor de atuação, em número de vendas.

Devido à alta concorrência no setor varejista, a companhia necessita ser cada vez mais eficiente, visando manter a sua competitividade.

Apesar do reconhecimento da empresa no mercado, a ação CNTO3 está sendo negociada com seus múltiplos elevados em comparação com seus principais pares de mercado.

À vista disso, entende-se que a ação está sobreavaliada, sendo recomendável aguardar seus desdobramentos futuros.

Se você quer investir em ações com ótimos fundamentos e que estão sendo negociadas com desconto em relação ao seu preço justo, garanta a sua vaga na minha Carteira Ações para a Vida e receba o meu acompanhamento.

Mas se preferir investir por conta própria, baixe o checklist de 5 critérios para analisar uma ação, tenho certeza que vai lhe ajudar a tomar uma decisão mais assertiva.

Análise de Ações

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a minha visão independente sobre a companhia, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE