O que é NYMEX

NYMEX é a sigla para “New York Mercantile Exchange”, e trata-se de um mercado físico especializado na negociação de contratos futuros de commodities.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Localizado em Manhattan, mas contando também com alguns escritórios pelos EUA e ao redor do mundo, a NYMEX é o maior mercado físico de seu segmento.

Vale pontuar que, nos dias de hoje, os Estados Unidos são um dos poucos países no mundo que ainda mantém um mercado físico para esse tipo de negociação.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História da NYMEX

O comércio de commodities começou na metade do século XIX quando comerciantes resolveram organizar mercados que simplificassem a compra e venda destes ativos.

No entanto, no início havia pouco profissionalismo e a comercialização era bem caótica. E essa desregulação fez com que muitos mercados começassem a surgir..

Ao final do século XIX já havia pelo menos 1600 mercados distintos para a comercialização de commodities, que variavam bastante no tipo de mercadoria negociada. 

Foi neste contexto que, em 1872 em Manhattan surgiu a “The Butter and Cheese Exchange” (Mercado da manteiga e do queijo), que buscava padronizar o mercado de commodities.

Logo, no entanto, este recém formado mercado começou a aceitar a negociação de ovos também, alterando seu nome para “Butter, Cheese and Egg Exchange”. 

Em pouco tempo outras opções de commodities foram adicionadas, notadamente as frutas secas, produtos enlatados e galinhas, e o nome foi então oficialmente alterado para NYMEX.

Ao longo do século XX a história da NYMEX foi marcada por alguns importantes acontecimentos, como o incidente das batatas e a fusão com a Future COMEX.

Fusão entre NYMEX e Future COMEX

A fusão entre a NYMEX e a Future COMEX aconteceu em 1994 o que, na época, significou a criação do maior mercado físico de commodities do mundo.

No entanto, por causa da crise dos subprimes de 2008, essa nova organização se viu incapaz de se subsistir, relatando inúmeras perdas.

Em detrimento desta situação, o CME Group resolveu adquirir a empresa e administrá-la, isso, por sua vez, fez com que a NYMEX começasse a negociar ainda mais tipos de commodities.

Vale ressaltar que apesar de ela continuar sendo o maior mercado físico de negociação de commodities, hoje praticamente todas as operações da NYMEX ocorrem de forma digital.

A importância da Nymex

Em virtude de sua importância histórica e o volume de negociações, e também pela especialização em commodities, a NYMEX acabou se tornando o padrão do mercado.

A maioria dos mercados utiliza os preços da NYMEX como uma base para as suas próprias negociações de commodities, ainda mais em detrimento das várias opções oferecidas por esta.

A confiabilidade que existe na NYMEX também é um ponto muito importante, principalmente por ser auditada e fiscalizada pela CFTC - Commodity Future Trading Commision.

Somando essas características, mais a efetividade competitiva e eficiência dos contratos negociados, faz do ambiente de negociação da NYMEX muito seguro para o investidor.

Nymex e investidores

Apesar da NYMEX ser limitada à negociação de commodities, diferente da bolsa de valores que negocia diferentes ativos, isso não faz dela menos relevante aos investidores.

Na realidade, investidores de sucesso acompanham também as negociações da NYMEX, pois elas servem de base para os outros mercados de contratos futuros de commodities.

É claro que, acompanhar o mercado não basta. Um investidor consciente sabe bem que precisa estudar os investimentos nos quais ele pretende aportar algum dinheiro.

Com commodities não é diferente. Não são todos os contratos que valem a pena, que realmente podem gerar o valor prometido. Muitos fatores precisam ser considerados.

Em contrapartida, para quem quer começar no mercado de commodities e não sabe muito bem por onde, entender como a NYMEX funciona é um bom ponto de partida.