Enquanto muitos investidores que poupam para a aposentadoria podem estar se perguntando o que fazer em um mercado tão tumultuado, Warren Buffett disse que a resposta é simples: tente não se preocupar muito com isso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Eu diria [aos investidores] para não observarem o mercado de perto”, disse Buffett à CNBC em 2016, durante um período de grandes flutuações do mercado.

O Oráculo de Omaha acrescentou que os investidores que compram “boas empresas” ao longo do tempo verão resultados em 10, 20 e 30 anos. 

“Se eles estão tentando comprar e vender ações, não terão resultados muito bons”, disse ele. 

“O dinheiro se ganha investindo em boas companhias por longos períodos de tempo. É isso que as pessoas deveriam fazer com as ações.”

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Muitos especialistas, incluindo Buffett, também recomendam a compra de fundos de índice (ETFs), que são diversificados automaticamente e detêm todas as ações de um índice de referência do mercado. 

O S&P 500, por exemplo, inclui grandes empresas americanas como Apple e Amazon.

Como Buffett, o falecido e lendário investidor John "Jack" Bogle também recomendou uma estratégia de buy and hold (compra e retenção). 

Ele disse anteriormente à CNBC que comprar ações e mantê-las era a melhor maneira de investir porque “suas emoções o derrotarão totalmente” se você tentar vender suas participações para evitar perdas e voltar depois.

“Mantenha o rumo”, disse Bogle em 2018 . “Não deixe que essas mudanças no mercado, mesmo as grandes [como a crise financeira]... mudem de ideia e nunca, nunca, nunca entre ou saia do mercado. Sempre esteja em um determinado nível.”

Para a maioria dos investidores, tentar reagir às tendências do mercado provavelmente sairá pela culatra, disseram especialistas financeiros à CNBC Make It.

Fonte: CNBC

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.