Deixar aos seus entes queridos bens que enriquecerão suas vidas é o desejo dos que planejam uma sucessão patrimonial, mas nem todos os ativos são uma boa herança.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Apesar de suas melhores intenções, alguns bens que planeja conceder aos seus herdeiros podem ser mais uma dor de cabeça. 

Deixar ativos que sejam difíceis de gerenciar ou potencialmente caros, não farão nenhum favor a eles.

Para descobrir quais ativos não deixar para os herdeiros, o GOBankingRates conversou com um especialista em planejamento sucessório, veja o que ele falou.

1- Imóveis com altos custos de manutenção

Em teoria, deixar bens imóveis para os herdeiros pode parecer uma boa herança, mas depende do imóvel.

“Propriedades que exigem manutenção extensiva, como grandes propriedades ou casas de férias, podem sobrecarregar os herdeiros com despesas contínuas”, disse Alex Doyle, gestor de fortunas da Woodson Wealth Management, com sede em Rochester, Nova Iorque. 

“Considere vender essas propriedades ou convertê-las em imóveis para alugar para gerar renda, ou até mesmo doá-las a uma organização de caridade.”

2- Investimentos ilíquidos

“Os investimentos em empresas, capital privado ou certos tipos de imóveis podem ser ilíquidos, dificultando o acesso rápido dos herdeiros ao seu valor”, disse Doyle. 

“Se possível, considere diversificar a carteira de investimentos ou fazer a transição gradual desses ativos para opções mais líquidas antes de repassá-los.”

Isso tornará mais fácil para seus herdeiros administrarem, já que você não quer que os investimentos adicionem estresse em suas vidas.

3- Instrumentos financeiros complexos

Você pode ser um especialista financeiro, mas seus herdeiros podem não possuir o mesmo nível de compreensão, dificultando o gerenciamento de certos investimentos.

“Ativos como derivativos complexos ou produtos estruturados podem exigir conhecimento especializado para serem gerenciados de forma eficaz”, disse Doyle. 

“Simplifique a carteira de investimentos vendendo ou convertendo esses ativos em investimentos mais simples que os herdeiros possam administrar com facilidade.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4- Colecionáveis ​​com demanda limitada

Eles podem ser especiais para você, mas há uma boa chance de seus herdeiros não quererem realmente assumir seus tesouros.

“Coleções de arte, antiguidades ou outros itens colecionáveis ​​podem ser difíceis de vender e podem não manter seu valor ao longo do tempo”, disse Doyle. 

“Para evitar sobrecarregar os herdeiros com a tarefa de vender esses ativos, considere vendê-los ou doá-los durante sua vida ou estabelecer um plano para sua venda gradual.”

5- Negócios sem plano de sucessão

A maioria dos family offices não possui plano de sucessão patrimonial.

Se você está transferindo uma empresa familiar, Doyle disse para certificar-se de implementar um plano de sucessão claro.

“Os herdeiros podem não ter as habilidades ou o interesse necessários para administrar o negócio”, disse ele. “Treine potenciais sucessores ou considere vender o negócio e distribuir os lucros entre os herdeiros.”

Fonte: GOBankingRates

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.