A Família Moreira Salles é a mais rica do Brasil, com um patrimônio estimado em R$ 85,5 bilhões, segundo a Lista Forbes 2023 dividido entre os irmãos Fernando, Pedro, João e Walter.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os quatro são filhos de Walther Moreira Salles, um influente banqueiro por trás do Itaú Unibanco e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Os irmãos Moreira Salles controlam discretamente uma fortuna bilionária em uma combinação de sucesso empresarial, investimento e cultura.

A família mantém o Instituto Moreira Salles, dedicado à conservação das artes e promoção cultural.

Em 2022, a dinâmica acionária da família no Itaú Unibanco mudou com Fernando, Pedro e seu filho João comprando as partes de João e Walter.

Conheça mais da família mais rica do Brasil e seus integrantes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem foi o patriarca, João Moreira Salles?

João Moreira Salles nasceu João Theotônio Salles em Cambuí, sul de Minas, no dia 18 de fevereiro de 1888, filho de pequenos agricultores.

Seu primeiro destaque foi no comércio e na produção de café, base da fortuna do grupo. 

Em 1920 ele iniciou a Casa Moreira Salles, um armazém que, aos poucos, passou a funcionar também como uma casa bancária que negociava títulos de cafeeiros locais.

Com a autorização bancária em 1924, a casa comercial passou a ter algumas das atribuições de um banco e a poder realizar diversas operações de crédito.

Em 1940 a Casa foi elevada à condição de Banco Moreira Salles, após fusão com mais três bancos da região. 

Em 1967 o nome da instituição foi mudado para União de Bancos Brasileiros S.A. e, em 1975, o conglomerado financeiro passou a ser denominado como Unibanco.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Até sua morte, o patriarca, João Moreira Salles foi presidente do Conselho de Administração e maior acionista do Banco Moreira Salles, da União de Bancos Brasileiros e do Unibanco, antecessores do atual conglomerado. 

Ocupou também cargos de direção em outras empresas do grupo Moreira Salles, tanto do setor financeiro como industrial, além de diversas organizações sem fins lucrativos.

Quem foi Walther Moreira Salles?

Walther Moreira Salles nasceu em Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, em 28 de maio de 1912.  Ainda criança, foi morar com a família em Poços de Caldas, também em Minas. 

Dos cinco filhos de João Moreira Salles, apenas Walther teve a oportunidade de ir à universidade. 

Ele se formou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, em 1936. 

Desde os 18 anos ele revezava entre os estudos e os negócios da família até que em 1933, Walther se tornou sócio da Casa Bancária Moreira Salles fundada por seu pai.

Embaixador, banqueiro, empresário e amigo de ex-presidentes: Walther Moreira Salles foi um expoente no mercado financeiro brasileiro.

Ele ficou conhecido como embaixador, posto que exerceu em Washington durante o segundo governo de Getúlio Vargas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em 1965, Walther Moreira Salles foi convencido pelo Almirante da Marinha estadunidense, Arthur W. Radford, a investir na produção de nióbio em Minas Gerais. 

Radford era membro do conselho da mineradora Molycorp Inc., que havia adquirido direitos sobre depósitos de nióbio em Minas Gerais e precisava de outro investidor para explorar a mina. 

Este foi o início da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), que hoje domina 80% do mercado mundial de nióbio.

Na vida pessoal, Walther se casou três vezes. Primeiro com Helène Matarazzo, com quem teve Fernando Roberto Moreira Salles.

Depois, com Elisa Gonçalves, com quem teve três filhos: Walter Moreira Salles Júnior, Pedro Moreira Salles e João Moreira Salles. Sua última companheira foi Lúcia Moreira Salles.

Walther Moreira Salles morreu aos 88 anos, em 27 de fevereiro de 2001, em Araras, distrito de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada pela família.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Fernando Roberto Moreira Salles?

Fernando Roberto Moreira Salles, nasceu em 29 de maio de 1946 no Rio de Janeiro, é o mais velho entre os irmãos e filho de Walter Moreira Salles com Helène Matarazzo.

Dentre os quatro irmãos, é o que tem uma das biografias menos conhecidas. 

Sabe-se que estudou na Fundação Getúlio Vargas e exerce a função de conselheiro no Itaú Unibanco. 

Paralelamente à sua carreira no setor financeiro, Fernando é poeta e sócio na editora Companhia das Letras. 

Ele é autor de obras como  “A Chave do Mar”, uma coletânea de 45 poemas publicada em 2011, além de “Ser Longe” (2003) e “Habite-se” (2005).

Fernando é casado com Claudia Moreira Salles, uma renomada designer de móveis. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Walter Salles?

Walter Moreira Salles Júnior, nasceu em 12 de abril de 1956 no Rio de Janeiro, primeiro filho de Walther Moreira Salles e Elisa Gonçalves.

Depois de estudar economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Walter se graduou em comunicação audiovisual pela Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Junto com seu irmão João Moreira Salles, criou a produtora VideoFilmes em 1987, contribuindo significativamente para o cinema brasileiro. 

Walter Salles é um cineasta de renome internacional, diretor de obras marcantes como “Central do Brasil” (1998), que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999, "Diários de Motocicleta" (2004) e “Abril Despedaçado” (2001).

Em 2003, foi eleito um dos 40 Melhores Diretores do Mundo pelo jornal britânico The Guardian.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é Pedro Moreira Salles?

Pedro Moreira Salles nasceu em Washington, nos Estados Unidos, no dia 20 de outubro de 1959, quando seu pai, Walther Moreira Salles, era embaixador naquele país. 

Formado em economia pela Universidade da Califórnia e com estudos em relações internacionais na Universidade de Yale, Pedro se destaca no ramo financeiro.

Quando voltou para o Brasil em 1982, começou a atuar nos negócios da família. Em 1983, assumiu a administração do negócio agropecuário do grupo.

Em 1986, junto com seu irmão Fernando Moreira Salles, passou a administrar a companhia holding do grupo Moreira Salles. 

Em 1989, integrou o Conselho de Administração do Unibanco, que presidiu de 1997 a 2004. 

Em 2004 assumiu a Presidência do banco, onde permaneceu até 2008, ano da fusão com o Banco Itaú.

Após a fusão, tornou-se presidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, posição que ocupa atualmente.

Pedro Moreira Salles é casado com Marisa Moreira Salles e pai de três filhos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quem é João Moreira Salles?

João Moreira Salles, nasceu em 27 de março de 1962, no Rio de Janeiro, como o mais novo dos quatro irmãos.

Produtor, diretor e roteirista, fundou ao lado do irmão Walter a produtora VideoFilmes, em 1987. 

Em 2006, fundou a revista Piauí, com o objetivo de focar no jornalismo literário.

Em 2017, ele e sua esposa, Branca Moreira Salles, fundaram o Instituto Serrapilheira, voltado para pesquisa e divulgação científica. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Onde investe a Família Moreira Salles

O Grupo Moreira Salles, de propriedade da família, detém parte do Itaú Unibanco, da Alpargatas e também da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração ("CBMM").

Além disso, os negócios da família se expandem para diferentes áreas e setores como energia, siderurgia, químico e petroquímico, máquinas e equipamentos, mineração, agrícola, alimentos, além de investimentos na área cultural.

O Family Office que faz a gestão da vasta fortuna é o Brasil Warrant Gestão de Investimentos (BWGI), braço da Brasil Warrant S.A. (BWSA).

A empresa possui um time de cerca de 50 pessoas em São Paulo e Nova York, que negocia ações, títulos, private equity, commodities e moedas em todo o mundo, segundo mostram os documentos regulatórios.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.