O que é monoinquilino

Monoinquilino é uma característica atribuída aos fundos imobiliários que possuem propriedades locadas por um único inquilino. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O BB Renda Corporativa II (BBPO11) e o Santander Agências (SAAG11), são exemplos de fundos imobiliários do tipo monoinquilino.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vale a pena investir em fundo monoinquilino

Investir em fundos imobiliários do tipo monoinquilino pode até valer a pena em algumas circunstâncias e estratégias de investimento, no entanto esse tipo de ativo não costuma ser bem visto pelos investidores.

Fundos monoinquilino são conhecidos no mercado de capitais por oferecer alto grau de risco e em razão disso estão cada vez perdendo mais espaço para os fundos multi inquilinos, que contam com carteira diversificada de inquilinos.

Dentre os principais riscos relacionados aos fundos monoinquilino, podemos destacar:

Risco de vacância: Fundos do tipo monoinquilino contam com inquilino único, o que significa que em caso de vacância (desocupação do imóvel), o fundo imobiliário acaba perdendo toda sua receita.

Risco de inadimplência: De forma semelhante ao risco de vacância, o risco de inadimplência, também pode trazer sérios problemas para um fundo monoinquilino.

Na prática, caso o único inquilino do fundo imobiliário atrase ou não honre com o pagamento do aluguel, o fundo imobiliário fica sem receitas e os seus cotistas sem proventos no período.

Risco de negociação: Por fim, podemos destacar que os fundos monoinquilino contam também como uma importante desvantagem em relação ao seu locatário durante as negociações para renovação do contrato de locação.

Completamente dependente de um único inquilino, por vezes se faz necessário que os gestores do fundo monoinquilino cedam a pressões do locatário por descontos no aluguel.

Devido aos riscos listados acima, os fundos monoinquilino estão perdendo cada vez mais espaço para fundos multiativos.

Diferença entre fundo monoinquilino e fundo monoativo

Devido a semelhança da nomenclatura, é muito comum que existam dúvidas e confusões para diferenciar fundos monoinquilino e fundos monoativo. Vejamos a 

diferença entre eles:

Fundo monoinquilino: é a classificação atribuída a um tipo de fundo de investimento imobiliário que conta com um único inquilino.

Vale destacar que um fundo monoinquilino não necessariamente também é monoativo, levando em consideração que um fundo monoinquilino pode ter vários imóveis locados ao mesmo locador. 

Um belo exemplo de fundo monoinquilino que conta com múltiplos ativos, são os fundos de agências bancárias.

Fundo monoativo: é a classificação atribuída a um tipo de fundo de investimento imobiliário que concentra todo o seu patrimônio em um único ativo, ou seja, em um único imóvel.

Por sua vez, é importante destacar que um fundo monoativo, não necessariamente é monoinquilino, levando em consideração que um mesmo ativo pode ser desmembrado e locado em várias partes fracionárias.

Fundo monoinquilino e outros tipos de fundos imobiliários

Um fundo imobiliário monoinquilino pode ser dos seguintes tipos:

Fundo imobiliário de Lajes Corporativas: Fundos de lajes corporativas são aqueles que investem em salas comerciais destinadas à instalação de escritórios e empresas. 

Esse tipo de fundo pode ser monoinquilino, desde que todas as suas salas estejam locadas a um mesmo inquilino.

Fundo imobiliário de Galpões: Os fundos imobiliários de galpões investem em galpões para fins logísticos e industriais. 

Esse tipo de fundo também pode ser monoinquilino, desde que o galpão ou os galpões do respectivo fundo estejam locados a um mesmo inquilino.

Fundos de Agências Bancárias: Os fundos imobiliários de agência bancária, locam espaço para a instalação de bancos e instituições financeiras e acabam concentrando o maior quantitativo de monoinquilinos do mercado.

Fundos Imobiliários de Escolas, Universidades e Hospitais: Como o próprio nome indica, esse tipo de fundo imobiliário tem por objetivo alugar espaços destinados a escolas, universidades e hospitais.

Em geral, os imóveis que compõem o patrimônio desse tipo de fundo são locados por apenas um único inquilino.

Por fim, vale destacar que em outros tipos de fundos imobiliários, como por exemplo, os fundos de shopping center ou os fundos de hotéis, é difícil encontrar ativos monoinquilinos.