O que é MOIC

MOIC é a sigla para Múltiplo de Capital Investido que tem a função de medir quanto valor um investimento gerou. A sigla tem origem na língua inglesa, no termo Multiple on Invested Capital.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trata-se de um indicador calculado antes de descontos como taxas e corretagens que pode ser utilizado para determinar o valor gerado por um ativo isolado ou por uma carteira completa de investimentos.

Na prática, o MOIC permite que os investidores avaliem o sucesso de suas carteiras de investimentos e façam comparações com outras carteiras e ativos do mercado de capitais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como calcular MOIC

O cálculo do MOIC tem como base, o valor total de retorno de um investimento, dividido pelo valor total investido, sendo representado por meio da seguinte expressão matemática:

MOIC = Valor Total do Retorno/Valor Total Investido

Vejamos por meio de um exemplo prático, como funciona o cálculo do MOIC:

João, montou uma carteira de investimentos que custou R$ 100.000,00 e no momento do resgate recebeu R$ 120.000,00. Nesse caso, qual foi o retorno ou MOIC da carteira de investimentos de João?

Para encontrar o resultado, vamos utilizar a expressão matemática acima, substituindo as variáveis pelos valores que João investiu e retirou ao final do período.

MOIC = 120.000/100.000 = 1,2

Através do MOIC encontramos um resultado de 1,2 vezes o valor investido inicialmente, o que significa que João obteve uma rentabilidade de 20% com a sua carteira de investimentos no período analisado.

De posse desse resultado, o investidor pode realizar análises e comparações com outras carteiras, avaliando, por exemplo, se o seu retorno ficou acima ou abaixo de outras carteiras, como por exemplo, a carteira teórica do IBovespa.

Como utilizar o MOIC

Apesar da sua aplicação prática e cálculo matemático simples, o MOIC costuma receber algumas críticas de investidores mais experientes e economistas, principalmente, por não levar em consideração o fator tempo.

Por ser uma métrica atemporal, o MOIC pode ser impreciso, quando calculado de forma isolada. 

No exemplo do tópico anterior, encontramos um rendimento de 20%. Contudo, não foi informado o prazo de investimento para obtenção desse retorno, prazo esse que poderia ser de 1 mês, um ano ou até mesmo 10 anos.

Assim sendo, os economistas recomendam que o Múltiplo de Capital Investido, MOIC, seja utilizado em conjunto com outras métricas, como por exemplo, a TIR (Taxa Interna de Retorno).

A TIR leva em consideração o tempo que os recursos ficaram investidos, fornecendo um resultado mais assertivo e preciso em termos de retorno sobre o capital investido.

Vale a pena utilizar o MOIC

Como exposto anteriormente, o MOIC possui uma limitação importante, o fator tempo, no entanto pode ser muito bem empregado, quando conhecida essa limitação.

É possível, por exemplo, calcular o MOIC em comparativo a períodos específicos, como mês a mês ou ano a ano.

No cálculo abaixo, temos um MOIC de 1,2 ou seja de 20%.

MOIC = 120.000/100.000 = 1,2

Sem conhecer o  período de investimento esse resultado é irrelevante, no entanto, caso o investidor que aplica o cálculo conheça o período de investimento o resultado é relevante, como por exemplo 1,2 ou 20% ao ano.

MOIC como indicador fundamentalista

Vale destacar que apesar de ser uma métrica interessante para cálculo de retorno no mercado de capitais, o MOIC não é utilizado como um indicador fundamentalista.

Na análise do desempenho de ações, por exemplo, é mais comum que os investidores utilizem métricas como o ROE - Retorno sobre o Patrimônio para avaliar a capacidade de retorno que uma empresa e suas ações podem entregar ao investidor.