Cento e dois milionários nos EUA e na Europa assinaram uma carta aberta que chamou o atual sistema tributário de injusto e pediu o aumento de impostos para os mais ricos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A carta, dirigida aos participantes da reunião virtual do Fórum Econômico Mundial deste ano, disse que tributar os ricos era necessário para trazer confiança e justiça ao mundo. 

A reunião, que normalmente acontece em Davos, na Suíça, é um evento anual apenas para convidados, com a participação das pessoas mais ricas e poderosas do mundo.

"Como milionários, sabemos que o atual sistema tributário não é justo", dizia a carta.

"A maioria de nós pode dizer que, embora o mundo tenha passado por uma imensa quantidade de sofrimento nos últimos dois anos, na verdade vimos nossa riqueza aumentar durante a pandemia - mas poucos de nós podem dizer honestamente que pagamos uma participação justa nos impostos."

A carta veio depois que a Oxfam calculou que os 10 homens mais ricos do mundo mais que dobraram sua riqueza durante a pandemia.

"Esta injustiça incrustada na base do sistema tributário internacional criou uma colossal falta de confiança entre as pessoas do mundo e as elites que são os arquitetos desse sistema", disse a carta aberta.

Eles pedem "uma revisão completa de um sistema que até agora foi deliberadamente projetado para tornar os ricos mais ricos".

"Para simplificar, restaurar a confiança exige taxar os ricos. O mundo - todos os países que o compõem - devem exigir que os ricos paguem sua parte justa", dizia a carta.

"Taxem-nos, os ricos, e tributem-nos agora."

Os signatários incluem a herdeira da Disney, Abigail Disney.

Os bilionários Ray Dalio e Bill Gates também já declararam ser a favor do aumento dos impostos para os mais ricos.

Fonte: Business Insider

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.