Ter o melhor plano de investimento para geração de renda é a principal forma de alcançar ganhos periódicos sem a necessidade de trabalhar ativamente para isso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Poder proporcionar mais qualidade de vida para a família e obter tranquilidade financeira não é magia, é renda passiva.

Com uma boa estratégia de investimentos para viver de renda é possível fazer o dinheiro trabalhar sozinho.

No entanto, não se deixe enganar. Apesar do nome renda "passiva", é preciso de um esforço inicial para montar o melhor plano para geração de renda para depois aproveitar os rendimentos caindo na conta.

O mercado financeiro oferece boas alternativas para montar uma carteira com foco na renda passiva.

Na renda variável, temos os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) e dividendos de ações. Na renda fixa, a possibilidade de ganhar rendimentos está principalmente nos títulos do Tesouro IPCA+, que pagam juros semestrais.

Para não cometer erros ao investir para gerar renda, escolher sabiamente e distribuir esses ativos de forma estratégica na carteira é vital para o investidor.

Descubra o que está por trás da melhor estratégia para receber juros e dividendos todo mês.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A melhor carteira para geração de renda passiva

Existem quatro tipos de investimentos mais indicados para gerar renda. A macro-alocação para este fim envolve:

  • Reserva de liquidez: parte do portfólio destinada a reservas de liquidez e estratégica para oportunidades.
  • Indexados: parte do portfólio que explora as opções de renda fixa. 
  • Renda FIIs: parte do portfólio destinada a geração de renda de forma consistente através de fundos imobiliários de qualidade.
  • Renda Ações: parte do portfólio destinada a geração de renda de forma consistente através de empresas de qualidade.

A construção de um plano de investimentos para geração de renda também está condicionada ao perfil de tolerância de risco do investidor e ao tempo que pretende deixar o recurso aplicado.

De forma geral, quanto mais conservador for o investidor, maior a parcela que deve ser alocada em ativos de renda fixa. 

Se a sua tolerância ao risco for maior, uma porcentagem mais alta em produtos como fundos imobiliários, ações que pagam dividendos podem passar a compor a carteira.

Geração de renda passiva na renda fixa

Na renda fixa, as melhores opções de investimento para gerar renda passiva são os ativos indexados à inflação (IPCA) que pagam juros, como os títulos do Tesouro IPCA+ que pagam cupons semestrais e as debêntures incentivadas.

Além de garantir rendimentos recorrentes, títulos atrelados ao IPCA mantêm o poder de compra dos investidores frente às variações da inflação no longo prazo.

Tesouro IPCA+ com juros semestrais

O Tesouro IPCA é o título da renda fixa pertencente ao Tesouro Direto, investimento considerado como o de menor risco de crédito, uma vez que é garantido pelo governo.

Dentro dessa categoria os dois tipos de títulos que pagam rendimentos periódicos são o Tesouro Prefixado com juros semestrais e o Tesouro IPCA+ com juros semestrais.

Debêntures Incentivadas

Outra categoria de investimentos que paga rendimentos dentro da renda fixa são os títulos de dívida corporativa, chamados de debêntures.

Dentro dessa categoria, existe ainda um subsegmento das debêntures incentivadas. Como financiam empresas do setor de infraestrutura, são incentivadas pelo governo, com a isenção de imposto de renda.

No entanto, não existe uma obrigatoriedade e nem frequência estabelecida para pagamento de juros para as debêntures.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Geração de renda passiva na renda variável

A renda variável é conhecida por pagar dividendos, uma estratégia utilizada por muitos investidores para aumentar o patrimônio ao reinvestir o valor e também para completar o salário ou aposentadoria com os rendimentos.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários (FII) são uma alternativa de investimento para compor a carteira daqueles que buscam receber dividendos mensais. 

Os FIIs são obrigados por regulação a distribuir 95% do seu resultado no semestre, no entanto, a prática mais comum é o pagamento mensal. 

Estes dividendos são uma espécie de aluguel pago aos cotistas, isento de imposto de renda.

Dentro de um plano para geração de renda, os fundos de tijolo, aqueles que investem em imóveis físicos, são a preferência, uma vez que estão atreladas aos contratos de aluguéis que, por sua vez, são ajustados pela inflação. 

Também existe a opção de investir em FIIs de papel para gerar renda mensal. Os mais comuns são os FII de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), que seguem indexadores como IPCA, CDI, e IGP-M e oferecem uma taxa fixa de juros.

Ações que pagam dividendos

Algumas empresas listadas na Bolsa de Valores são conhecidas como boas pagadoras de dividendos, que corresponde a uma parte do lucro líquido da companhia, dividido entre os acionistas. 

Entre as empresas que pagam dividendos, o melhor plano para uma estratégia de renda passiva é escolher empresas mais consolidadas e que pertencem a setores resilientes.

Esse plano de investimentos é utilizado por Luiz Barsi Filho, um dos maiores investidores individuais da Bolsa brasileira. 

Para garantir uma renda de R$ 1 milhão diário com dividendos o investidor recomenda os setores que seguem o acrônimo BEST: Bancos, Energia, Saneamento, Seguros e Telecom.

Como são vitais para a economia, não sofrem tanto com os impactos da crise e possuem maior previsibilidade de resultados. Consequentemente, estas empresas conseguem pagar dividendos maiores e com recorrência. 

Na hora de escolher as melhores ações para receber dividendos, os investidores também precisam ficar atentos a dois indicadores: payout e dividend yield.

O payout é definido como a parcela do lucro líquido de uma empresa que é destinada ao pagamento de proventos.

Embora não exista uma métrica para determinar qual é o payout mínimo ideal para uma empresa que paga bons dividendos, companhias dos setores acima, normalmente pagam payout, superior aos demais do mercado. 

Outro indicador para ficar de olho é o dividend yield, que mostra quanto uma ação pagou em proventos nos últimos 12 meses, em relação às suas cotações atuais.

Barsi, por exemplo, estabelece uma métrica de 6% ou mais em dividend yield para que sejam consideradas boas pagadoras de dividendos.

Como montar seu plano de investimentos para geração de renda passiva

Por meio dos investimentos é possível um plano para gerar renda passiva que seja suficiente para cobrir as despesas mensais sem a necessidade de trabalhar. 

Para isso, o primeiro passo é construir um patrimônio financeiro cujo valor possibilite o retorno desejado.

Cada pessoa está em uma fase da vida e tem, em sua realidade, um valor diferente disponível para investir. Todas essas e outras especificidades precisam ser avaliadas e levadas em conta na hora de montar o melhor plano de investimentos para geração de renda.

Basicamente, todas as pessoas passarão por três fases até chegar à independência financeira:

1) Fase de acumulação: O objetivo dessa fase é acumular patrimônio, mesmo que investindo, mas com consistência.

2) Fase da multiplicação: com um patrimônio um pouco maior acumulado, o investidor busca multiplicar seus recursos ao mesmo tempo em que elabora estratégias para preservar o que foi acumulado até então.

3) Fase da preservação e fruição: na fase final, o indivíduo já acumulou o suficiente para viver de renda e deve buscar exclusivamente as formas de proteger, manter e desfrutar do seu patrimônio com um portfólio de investimentos.

Independente de qual fase você se encontra, contar com um consultor de investimentos será a melhor escolha para investir do jeito certo.

O consultor de investimentos é o profissional financeiro que pode te ajudar a montar um plano para você usufruir do seu patrimônio da maneira mais eficiente possível.

Informe o DDD + 9 dígitos