O que é Médio Prazo

Médio Prazo é a nomenclatura utilizada para definir um período de tempo médio entre a data atual e um limite no futuro. A quantidade de tempo em questão pode variar de acordo com o evento que é avaliado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De modo geral, ele serve justamente para averiguar a concretização de um resultado no tempo ou para definir o prazo limite de uma meta a ser alcançada. 

Por isso, ele é uma das ferramentas essenciais no momento de se traçar metas, e também para analisar ou premeditar o retorno de um investimento, tanto da renda fixa quanto da variável

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tempo do Médio Prazo 

De acordo com Albert Einstein, o tempo é uma métrica relativa. Por isso, existem diferentes definições de quanto tempo o médio prazo consiste. 

Isso porque o médio prazo não é necessariamente um momento específico do calendário, mas sim um período de tempo em que se considera médio visto o investimento ou o evento em questão. 

Em algumas definições o médio prazo consiste em um período entre 1 e 3 anos a partir do presente. 

Já em outras definições, como a formulada pela Anbima, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, ele representa um período entre 3 e 10 anos

Entretanto, a classificação do prazo sempre deve variar de acordo com o objeto ou evento em questão, uma vez que a classificação de prazo pode ser aplicada nos mais diferentes segmentos: metas, investimentos, empreendimentos, etc. 

Investimentos de Médio Prazo

Comumente no Mercado Financeiro são chamados de investimentos de médio prazo aqueles em que o período para trazer um retorno satisfatório está entre dois e cinco anos. Entretanto, como explicado anteriormente, essa não é uma classificação obrigatória. 

Isso porque, para diferentes perfis de traders ou de investidores, existem diferentes classificações de prazo. 

Por exemplo, para quem costuma trabalhar com o day trade, investimentos de médio prazo são operações que levariam horas para gerar retornos. No swing trade, outra modalidade de trade, o prazo médio pode estar atrelado a manter um investimento durante uma semana

Em uma terceira modalidade de trade, o position trade, o prazo médio pode ser representado por semanas ou meses a se manter o investimento em questão. 

Já os investidores, que buscam aplicar o dinheiro durante uma boa quantia de tempo e trabalhar com os dividendos de uma empresa, o médio prazo habita na casa de 2 a 5 anos, conforme dito anteriormente. 

Cabe mencionar que, estrategicamente, é interessante para um investidor aplicar seu dinheiro em um ativo de médio prazo quando a rentabilidade deste é maior que as do curto prazo, uma vez que ele estará abrindo mão de sua liquidez.

Médio Prazo e Renda Fixa

Investidores que aplicam seu dinheiro em ativos de renda fixa, como CDBs, LCIs,LCAs e Títulos públicos comumente adotam o médio prazo como forma de obterem uma regressão da quantia paga em Imposto de Renda sobre seus rendimentos.

Adotando métricas gerais, um investimento de renda fixa para ser considerado de médio prazo deve possuir um vencimento entre 6 meses e 1 ano, cabendo exceção para títulos públicos, cujo médio prazo pode ser considerado entre 5 e 6 anos

Percebe-se uma discrepância destes dados com a informação apresentada anteriormente, visto que o Médio Prazo para investimentos no geral seria entre 2 e 5 anos

Entretanto, CDBs, LCIs e LCAs comumente apresentam um vencimento igual ou inferior a 5 anos. Desse modo, o longo prazo para investimentos do tipo seria o prazo de 5 anos. 

Já os títulos públicos possuem um prazo mais longo no Tesouro Direto, o que faz com que seu Médio Prazo seja um pouco acima do que é apresentado para investimentos como um todo.