O que é Matriz BCG

Matriz BCG é uma metodologia que tem como objetivo avaliar o desempenho mercadológico dos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. 

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Ela se divide em quatro importantes quadrantes: vacas leiteiras, estrelas, abacaxis e pontos de interrogação.

Através da Matriz BCG, uma empresa é capaz de entender como os produtos são aceitos por seus consumidores, bem como se vale e onde vale a pena permanecer investindo e onde talvez seja melhor encerrar as atividades. 

O uso da Matriz BCG é de suma importância para que a empresa compreenda como a volatilidade do mercado afeta seus negócios, bem como qual é o ciclo de vida dos produtos ofertados. 

Isso permite uma tomada de decisão muito mais inteligente por parte da empresa, tanto no quesito administrativo quanto de marketing, o que garante um bom desempenho, por exemplo, das ações da empresa. 

Justamente por sua importância, é necessário que a Matriz BCG de uma empresa esteja em constante atualização

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História da Matriz BCG

A Matriz BCG foi desenvolvida em 1970, pela empresa de consultoria Boston Consulting Group

Bruce Henderson, seu criador, era um empresário americano e especialista em gestão e foi responsável não somente por dar origem à metodologia, como também por fundar a Boston Consulting Group.

Desde então até hoje, a ferramenta se mostra extremamente útil para inúmeras empresas e empreendedores, possibilitando uma visão mais sistêmica dos produtos e serviços ofertados e se mostrando muito útil para a potencialização de resultados. 

Características da Matriz BCG

Conforme dito anteriormente, a matriz BCG é dividida em quatro quadrantes principais. Eles são: 

  • Vaca Leiteira
  • Estrela
  • Ponto de Interrogação 
  • Abacaxi

Entretanto, para classificar os produtos e serviços da empresa em cada um desses quadrantes é necessário que a companhia conheça duas importantes características de cada um de seus produtos: a taxa de crescimento e a participação do produto no mercado.

Ambas compõem os eixos da Matriz BCG, e é através delas que se estipula a localização do produto nos quadrantes. De acordo com o nível de cada uma, é definida a classificação do produto ou serviço. 

Isso permite uma melhor visualização do que é ofertado para o mercado, permitindo que os gestores identifiquem facilmente quais os pontos fortes e fracos de cada produto.

Classificação na Matriz BCG

Quanto mais alto os níveis de participação e demanda no mercado, melhor o produto está localizado na Matriz BCG. É através dessa localização que se define a classificação do produto para a empresa. 

Para ser classificado como vaca leiteira, o produto precisa apresentar uma alta participação relativa de mercado e um baixo crescimento

Esse item normalmente é o responsável por abastecer o caixa da empresa sem muitas demandas, além de apresentar grande qualidade e reputação com os clientes. 

Os produtos classificados como estrelas, por sua vez, são responsáveis por trazer muitos lucros para a empresa, aumentando sua poupança através de uma alta participação e alto crescimento no mercado

Sua maior diferença para a classificação de vaca leiteira é que eles requerem maior esforço para alcançar o resultado desejado. Para alcançar bons resultados, é importante que a empresa some esforços de diferentes áreas. 

Já os pontos de interrogação são produtos que apresentam maior incerteza acerca do caminho que será traçado, uma vez que apresentam baixa participação relativa mas alto crescimento de mercado

Eles costumam ser representados pelos lançamentos da empresa. Isso significa que requerem maior cautela e paciência para aguardar a resposta dos consumidores acerca do que foi lançado. 

Por fim, existem os abacaxis da empresa. Eles são os produtos que a empresa deve manter longe de sua cartela de serviços, uma vez que não geram muito lucro para a empresa, não possuem alto crescimento e nem participação de mercado

Nestes casos, é muito importante que a empresa avalie a viabilidade de continuar com o investimento, bem como se acredita que vale ou não a pena.