O que é Marketing Multinível

Marketing Multinível é um modelo de vendas em que o vendedor ganha uma participação nos lucros, ou seja, uma comissão do que ele ou sua equipe de revendedores traz para a empresa. 

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Representado pela sigla MMN, este modelo de ganhos é muito adotado em empresas como a Jequiti e a Mary Kay, conhecidas popularmente pelo trabalho com revendedoras

O Marketing Multinível também é conhecido como network marketing, pois não somente a capacidade de vendas do colaborador permite um maior ganho, como também a rede que ele estabelece. 

Por esse motivo o nome possui a palavra multinível: existem diversos níveis na estrutura de vendas, compostos por vendedores e seus revendedores, responsáveis por trazer resultados para a empresa.

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História do Marketing Multinível

O MMN pode ser considerado uma evolução das vendas diretas unilevel. Seu nascimento está atrelado ao químico Carl Rehnborg, pesquisador que, em 1941, desenvolveu uma alternativa para o modelo de vendas diretas que vigorava.

Rehnborg era proprietário da empresa Califórnia Vitamins INC, de 1934, e seu objetivo com o desenvolvimento desse novo método de remuneração para os vendedores era justamente expandir a operação da mesma.

Com o decorrer do tempo, a metodologia de realização de vendas foi trazendo inúmeros resultados para a empresa. 

Isso garantiu diversas adaptações tanto para o Marketing Multinível, que foi sendo cada vez mais aprimorado, quanto para a própria empresa, que presenciou um aumento exponencial em suas ações.  

Este desenvolvimento da empresa foi proporcionado especialmente por Jay Van Andel e Rich DeVos, que posteriormente deram origem à Amway Corporation, a maior empresa de vendas diretas e marketing multinível da bolsa de valores

Vantagens do Marketing Multinível

O Marketing Multinível se classifica como uma modalidade de venda direta, onde a concretização da comercialização é baseada no contato pessoal entre vendedores e clientes.

Para que isso seja feito da melhor maneira, a MMN estabelece que uma porcentagem do lucro da empresa retorne aos vendedores, de modo a incentivá-los a vender e a atrair novos distribuidores para atuar na companhia. 

Por esse motivo, é comum que os trabalhadores tenham uma série de benefícios ao trabalhar em modelos de Marketing Multinível. Alguns desses benefícios são:

  • Maior autonomia no trabalho, visto que o importante para que sejam gerados retornos financeiros é garantir resultados, e não cumprir com um horário pré determinado; 
  • Contar com todo o suporte fornecido pelas empresas que utilizam o Marketing Multinível como estratégia de vendas, que inclui capacitações de vendas e rede de apoio;
  • Usufruir da estrutura dessas empresas, que contam não somente com comissão, como também com bonificação para os melhores vendedores, além de toda a experiência de anos; 
  • Possuir uma forma escalável de ganhos, que possibilita um faturamento cada vez maior com a empresa através do aumento de clientes (lucro direto) ou da constituição de uma rede de revendedores (lucro indireto).

Devido a essa quantidade de benefícios, é comum que os praticantes do Marketing Multinível defendam as práticas comerciais arduamente, mesmo com a limitação dos ganhos a partir de um determinado nível de multiplicados. 

Marketing Multinível e Esquema de Pirâmide

É comum que o Marketing Multinível seja confundido com Esquemas de Pirâmide, visto que parte do lucro do vendedor é gerada através dos resultados que ele possui recrutando revendedores

Entretanto, como explica a ABEVD, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, o Marketing Multinível é completamente diferente do Esquema de Pirâmide. 

Alguns motivos para isso são que o Esquema de Pirâmide: 

  • Não envolve nenhum produto ou serviço sendo comercializado para quem está de fora da pirâmide; 
  • É ilegal no Brasil; 
  • Tem seu lucro atrelado à entrada de novos integrantes
  • Possui maior parte do lucro destinada ao topo da pirâmide;
  • Não oferece capacitações ou treinamentos para os envolvidos.

Enquanto que o MMN possui características completamente opostas à essas. Desse modo, apesar de serem recorrentemente confundidos, os modelos de negócios são distintos.