O que é Market Timing

Market Timing é uma estratégia de investimentos na bolsa de valores baseada em métodos de predição, ou seja, refere-se à tomada de decisões de compra ou venda de ativos levando em consideração as expectativas de volatilidade do mercado

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por isso, ele envolve diretamente as oscilações da bolsa: as valorizações e desvalorizações das ações estão diretamente ligadas à obtenção de lucros por parte dos investidores nessa estratégia. 

No caso, seu funcionamento consiste em comprar ativos em momentos de crises e vender papéis em momentos em que o mercado apresenta perspectivas otimistas, de modo a obter lucro com a diferença do preço inicial e final. 

Para que isso seja feito da melhor maneira possível, o investidor deve realizar análises de mercado, através de dados econômicos e indicadores de análises técnicas,  de modo que suas ações sejam pautadas em dados reais e tragam realmente bons resultados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Market Timing

Conforme dito anteriormente, o Market Timing se baseia em prever o futuro das ações, sendo diretamente oposto às estratégias passivas de compra e venda de ações. 

Nela os investidores não necessariamente permanecem com os títulos durante um longo período, mas sim buscam realizar constantes compras e vendas para se beneficiar da volatilidade do mercado. 

Resumidamente, o Market Timing se caracteriza como uma tentativa de prever as reversões do mercado financeiro, de forma a explorar positivamente a oscilação de preços da bolsa de valores, seja ela a B3 ou qualquer outra. 

A assertividade das decisões de investimento nessa estratégia está muito ligada à capacidade dos investidores em analisar constantemente gráficos e previsões econômicas, para então decidir o melhor momento para comprar ou vender os ativos. 

Do contrário, caso não seja possível realizar esse acompanhamento constante do mercado, é importante que os investidores e gerentes de portfólio busquem investir de formas diferentes, como em investimentos de médio e longo prazo. 

Vantagens do Market Timing

Apesar de apresentar um risco considerável, o Market Timing pode proporcionar a seus investidores um bom retorno financeiro, uma vez que a volatilidade do mercado pode potencializar os resultados dos investidores. 

Isso significa que uma entrada assertiva na bolsa de valores próxima dos limites de tendência pode ser a fonte de grandes lucros para o investidor, mas de acordo com a reversão dessa tendência

Além disso, essa técnica de investimento permite uma minimização das perdas financeiras, contanto que seja executado com base em análises aprofundadas e coerentes com a realidade. 

Isso porque, quando bem executadas, as análises de mercado permitem uma visão aprimorada acerca do momento que a compra e venda de ativos devem ser realizadas. 

Desse modo, é possível para os investidores prevenir possíveis desvalorizações em seus ativos, bem como buscar por ativos que tendem a se valorizar ao longo do tempo. 

Desvantagens do Market Timing

A maior desvantagem atrelada ao Market Timing, para além da constante necessidade de pesquisa e investigação do mercado, é justamente a alta volatilidade dos resultados apresentados. 

Isso porque, justamente pelo fato dessa estratégia estar atrelada às constantes mudanças apresentadas pelo mercado, é possível que o retorno esperado pelos investidores demore anos para chegar, ou até mesmo não chegue

Um grande exemplo é uma situação de crise: nessas situações, onde comumente os investidores aderentes dessa estratégia optam por adquirir muitos ativos, pode ser que o retorno esperado venha a ocorrer somente após muitos anos. 

Isso, apesar de não trazer prejuízos, acarreta muitas vezes em um custo de oportunidade mal aproveitado, visto que o dinheiro que não obteve retorno poderia ter sido investido em outros ativos

Por isso, para optar por este tipo de estratégia é sempre importante que o investidor esteja seguro de suas decisões e das análises realizadas, de modo que se assegure que o investimento trará retorno e que espere o tempo necessário para que isso ocorra. 

Ademais, o Market Timing possui um critério especulativo muito forte, o que pode também ser tido como uma desvantagem.