O que é Mark-up

Mark-up é um índice multiplicador utilizado como referência na formação do preço de um produto ou serviço ofertado por uma empresa, sendo aplicado sobre os custos do mesmo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele é um método de precificação baseado em custos, cujo valor final é representado justamente pela diferença do preço de custo do produto e o valor em que o mesmo é vendido no mercado.

O Mark-up está diretamente ligado à margem de lucro que a empresa obtém no período, e pode ser expresso como uma quantia fixa em reais ou como um valor percentual do produto. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do Mark-up

Através do Mark-up, as empresas são capazes de compreender qual o preço mínimo final que deve ser cobrado na comercialização de seus produtos ou serviços para que ela seja capaz de cobrir todos seus custos e obter uma margem de lucro satisfatória. 

Além disso, o Mark-up oferece à empresa mais segurança em suas negociações, visto que possibilita aos vendedores aplicar e conceder descontos sem prejudicar a lucratividade do período. 

Esse indicador ainda possui grande versatilidade, o que o possibilita ser replicado em empresas dos mais diversos segmentos. 

Entretanto, é impossível definir uma taxa de Mark-up ideal, pois diferentes ramos empresariais apresentam diferentes cenários e, consequentemente, diferentes formas de precificar seus produtos. 

De qualquer forma, o Mark-up é uma ferramenta essencial para a obtenção de bons resultados por parte da empresa, visto que atua para garantir a perenidade da organização através de uma precificação elaborada dos produtos ou serviços ofertados. 

Cálculo do Mark-up

Para a formação da taxa de Mark-up, é necessário que a empresa tenha levantado algumas informações importantes acerca de sua estrutura financeira. Essas informações são: 

  • As despesas fixas apresentadas
  • As despesas variáveis
  • A margem de lucro estimada 
  • O Custo de Mercadoria Vendida (CMV) da empresa

Coletadas essas informações, a fórmula para realizar o cálculo do Mark-up é: 

Mark-up = 100 / [100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro presumido)].

Para a definição do preço da venda, multiplica-se o Mark-up pelo Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e soma-se ao CMV. 

A fórmula para definição do preço quando baseado na taxa de Mark-up é: 

Preço de venda = CMV (1 + Mark-up) 

Formação de preço e Mark-up

A formação de preço de um produto ou serviço deve sempre levar em consideração tanto fatores externos quanto internos à companhia, visto que ele deve suprir as necessidades da empresa e ainda apresentar uma boa competitividade aos produtos oferecidos. 

Isso porque o preço da empresa é o responsável por garantir que ela será capaz de arcar com todos seus custos e despesas apresentados, além de trazer retorno para os gestores e investidores, garantindo-lhes bom andamento no planejamento sucessório.

Portanto, para que a precificação dos produtos corra da melhor maneira,deve-se sempre ser levado em consideração fatores como: 

  • A concorrência que existe entre empresas;
  • A Taxa de Juros do mercado;
  • Os Impostos estipulados pelo Governo Federal;
  • Os Indicadores econômicos para a precificação;
  • O Custo dos produtos;
  • A Margem de Lucro desejada;

A taxa de Mark-up entra na precificação justamente como fator estratégico, que garante que os elementos internos de custos da empresa e sua margem de lucro não sejam deixados de lado e estejam presentes no momento de precificar

Limitações do Mark-up

Apesar de ser uma referência muito importante para a precificação dos produtos, a taxa de Mark-up não deve nunca ser utilizada isoladamente como ferramenta ao precificar. 

Ela deve ser utilizada como ponto de partida para tanto. 

Isso porque o preço assumido pelo produto ou serviço também é responsável por indicar o posicionamento da marca perante o mercado, além de ser grande fator de competitividade para com empresas do mesmo segmento.

Desse modo, a empresa também deve analisar fatores qualitativos e externos do preço ofertado, evitando desconsiderar, por exemplo, o poder de compra do consumidor.