O que é Margem

Margem é o nome dado à medida em porcentagem que expressa a magnitude de um valor perante outro. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É um conceito muito utilizado na contabilidade, além de ser muito útil para análises técnicas e análises fundamentalistas do mercado financeiro. 

Normalmente as margens são calculadas em cima das Demonstrações de Resultado de Exercício (DRE) de empresas. 

Justamente por indicarem quão representativos são determinados valores frente a outros, as margens costumam ser importantes indicadores de desempenho de empresas. 

Isso porque ela demonstra a capacidade da empresa de transformar sua receita em lucro, seja esse lucro bruto, operacional, líquido ou etc. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Margem Bruta

A Margem bruta é um indicador responsável por medir a rentabilidade do negócio. Isso porque ela indica qual a porcentagem de lucro bruto que se tem com cada venda realizada pela empresa. 

Para fazer isso, ela contabiliza o lucro bruto de uma companhia e o compara com sua receita líquida. 

Desse modo, ela fornece o percentual que o lucro bruto representa da receita líquida, ou seja: quantos por cento da receita da empresa são lucro bruto

Lembrando que o lucro bruto é o quanto se obteve de resultado no período menos o que foi gasto para a entrega do produto ou serviço final, ou seja, a receita líquida menos os custos variáveis

A fórmula para o cálculo do Lucro Bruto é: 

Lucro Bruto = Receitas Totais - Custos Variáveis

Já para calcular a Margem Bruta utiliza-se a fórmula: 

Margem Bruta = Lucro Bruto / Receita Líquida

Margem EBITDA

Assim como a Margem Bruta, a Margem EBITDA também é um indicador operacional de rentabilidade. Entretanto, ela é responsável por comparar o EBITDA da empresa com sua receita líquida.

A sigla EBITDA vem do inglês “Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”, e é conhecida no Brasil como LAJIDA: Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização

Como o próprio nome diz, o objetivo do EBITDA é analisar a lucratividade operacional, desconsiderando operações financeiras como juros, imposto de renda, depreciação e amortização.

Por isso, ela indica a capacidade de geração operacional de caixa do negócio, ou seja, quanto a empresa é capaz de gerar lucro sem levar em consideração seus compromissos financeiros

A margem EBITDA compara o valor do EBITDA com a receita da empresa, demonstrando se o valor de lucro obtido nos processos operacionais está apresentando bom desempenho

Para calcular o EBITDA da empresa, é necessário ter acesso às informações de dois relatórios contábeis da empresa: o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício

Obtidos esses relatórios, as fórmulas para calcular o EBITDA e a Margem EBITDA da empresa são: 

EBITDA = Lucro Líquido + Imposto de Renda + CSLL + Resultado financeiro líquido + Depreciação + Amortização

Margem EBITDA = EBITDA / Receita Líquida

Margem Líquida

Por fim, Margem Líquida é um indicador de lucratividade que representa a porcentagem de lucro líquido de uma empresa em relação a sua receita obtida no período. 

O Lucro líquido de uma empresa é a receita líquida da companhia deduzida das despesas administrativas, financeiras, os impostos e outros gastos existentes. 

Ou seja, é o lucro final que costuma ser distribuído para os acionistas da empresa através de dividendos

Assim como para as outras margens, as informações necessárias para o cálculo da Margem Líquida estão disponíveis na DRE da companhia. 

Para a obtenção da margem líquida é utilizada a seguinte fórmula

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida

Margem e Empresas de Capital Aberto

De acordo com a Lei Nº 6.404, empresas de capital aberto devem divulgar seus relatórios contábeis, de modo a promover transparência com possíveis investidores. 

Por esse motivo, é possível realizar o cálculo de todas as margens descritas acima para empresas de capital aberto, visto que o acesso aos relatórios contábeis dessas empresas são de domínio público

Isso permite a investidores interessados realizarem uma análise criteriosa em cima dos indicadores desejados antes de realizarem a compra de ações, o que se torna um ponto extremamente positivo para eles.