A maioria dos family offices, as firmas de investimento encarregadas de supervisionar as fortunas dos ultra-ricos, não possui planos de sucessão patrimonial, de acordo com uma nova pesquisa do UBS. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O relatório anual global de family office do banco suíço constatou que apenas 42% dos family offices têm uma estratégia para garantir uma transição de riqueza suave para as gerações futuras. 

Essa revelação ocorre apesar de 63% dos family offices reconhecerem que apoiar a transferência geracional de riqueza era seu principal objetivo. 

Essa lacuna entre o principal propósito declarado dos family offices e as medidas tomadas para ajudar a cumprir esse propósito ao que parece, é a dificuldade que os family offices têm em administrar as chamadas "questões leves" e definir o que a família faz e o que não quer que seus herdeiros façam com o dinheiro.

"Com que facilidade sua família fala sobre herança, esperanças e sonhos? Essas coisas são tão pessoais que é muito difícil", disse um CEO de Londres ao UBS, que entrevistou 230 clientes em 30 países no início do ano.

"Há alguns anos tivemos discussões com a família onde tentamos articular valores. O resultado foi algo que lutamos para incorporar na família. É muito difícil, principalmente para os profissionais de finanças que estão acostumados a lidar com questões menos emocionais", acrescentou o CEO.

Por mais que essa seja uma questão, fazer isso faz parte do seu trabalho como consultor e gestor de family office.

Com isso, muitos escritórios familiares ao redor do mundo carecem de melhores práticas em gerenciamento de riscos e estrutura de governança.

Por isso temos que buscar por uma wealth management que possua um pilar de finanças comportamentais. Isso é essencial. Afinal, o coaching comportamental é metade do valor agregado de uma consultoria.

Ao contratar um serviço de gestão de patrimônio espera-se que ajude a resolver questões importantes e delicadas. Isso passa também por um bom plano sucessório.

Informe o DDD + 9 dígitos