O que é long

Long é um termo que designa a posição comprada de qualquer ativo no mercado financeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A posição comprada é aquela definida pelo investidor que adquire uma ação esperando que o preço dela suba, para, então, vendê-la e obter lucro.

De maneira ampla, o seu conceito é simples. O que o destaca é o modo como é utilizado em relação a outros termos, como: long and short, fundos long only, fundos long biased, entre outros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do long position

A modalidade de transação financeira long position possui algumas características, tais como:

  • Na etapa de compra de um ativo na modalidade long position, espera-se que aumente o preço do ativo com a queda da cotação;
  • A modalidade long position é exatamente o oposto da short position, a qual espera que o preço das ações caia antes de comprá-las de volta;
  • Uma compra de ações típica dessa modalidade é a de compra de ativos a longo prazo.

Essas são as principais características da compra de ativos na modalidade long position. Para entender melhor o seu funcionamento acompanhe a leitura do artigo logo abaixo.

Funcionamento do long position

Os investidores do mercado financeiro podem estabelecer posições compradas em títulos, como ações, fundos mútuos ou moedas, ou mesmo em derivativos, como opções e futuros.

O long position no mercado financeiro é o oposto de uma short position (também conhecida simplesmente como "short").

O termo long position é frequentemente usado no contexto da compra de um contrato de opções.

O trader pode manter uma opção de compra long ou uma opção de venda long, dependendo da perspectiva do ativo-objeto do contrato de opção.

Por exemplo, um investidor que espera se beneficiar de um movimento de alta no preço de um ativo irá realizar um "go long" em uma opção de compra.

A opção de compra dá ao titular a opção de comprar o ativo subjacente a um determinado preço.

Por outro lado, um investidor que espera que o preço de um ativo caia estará comprado em uma put option - e manterá o direito de vender o ativo a um determinado preço.

Na realidade, long é um termo de investimento que pode ter vários significados, dependendo do contexto em que é inserido.

O significado mais comum de longo refere-se ao período de tempo que um investimento é mantido.

No entanto, o termo longo tem um significado diferente quando usado em opções e contratos futuros.

Ganhos no longo prazo

É possível conseguir ganhos no longo prazo com esse tipo de estratégia de empreendimento. Por meio de uma análise fundamentalista do ativo, as chances de as expectativas do investidor serem concretizadas são muito grandes.

Por sua vez, para operações com objetivos de curto prazo, a natureza imprevisível da variação das cotações fornece uma grande carga especulativa para esse tipo de operação financeira.

Sendo assim, normalmente investidores que ficam long em um ativo buscam uma valorização no longo prazo dos ativos, o que pode oferecer um ganho considerável.

Menos volúvel

Apesar da grande incerteza e instabilidade no curto prazo na bolsa de valores, empreendedores que permanecem por vários anos com um ativo, tendem a sentir menos o impacto dessa variação em sua carteira de investimentos.

Sendo assim, investidores que optam por realizar uma estratégia long, tendem a investir de uma forma mais cautelosa no longo prazo.

Diferença entre long e short position

Um empreendedor em uma short position é aquele que está em posição vendida, diferente do long que necessita obter lucro na operação financeira com a queda da cotação.

Sendo assim, a queda é muito bem vista para os investidores de ativos da modalidade long position. Por conta disso, é na queda que ele aposta e ganha.