O que são Lojas Âncora - FIIs de Shopping

Lojas âncoras - FIIs de Shopping são uma modalidade de lojas que se encontram nos shoppings. Na maioria das vezes apresenta uma metragem de aproximadamente mil metros quadrados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A sua intenção é atrair um grande público, já que muitas vezes ela é conhecida internacionalmente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Lojas presentes nos shoppings

Existem diversas modalidades de lojas encontradas nos shoppings, para compreendê-las da melhor maneira possível acompanhe a lista:

  • Lojas âncora: são grandes lojas presentes em shoppings centers. São na maioria das vezes as maiores lojas de um shopping;
  • Megalojas: são lojas muito grandes e extremamente representativas, porém são menores do que as lojas âncora. Suas medidas são de aproximadamente 500m² e 999m²;
  • Satélites: as lojas satélite, são lojas de um shopping center com um tamanho menor (cerca de aproximadamente 500m²);
  • Conveniência e serviços: essa categoria de lojas também se encaixa como lojas satélites, porém é normal que os shoppings analisem da melhor maneira possível a localização e função do empreendimento;
  • Área de lazer: são locais destinados ao lazer do público do shopping, como é o caso de cinemas ou teatro.

Essas são as principais lojas presentes nos shoppings, para compreender a importância das lojas âncoras acompanhe a leitura abaixo.

Importância das Lojas Âncora - FIIs de Shopping

A principal importância para as lojas âncora - FIIs de Shopping em relação ao seu empreendimento é o fluxo de pessoas que ela atrai para o local.

Pois, como se trata de uma loja de grande renome, muitos consumidores sentem o desejo de visitar o local.

Por conta dessa característica, a escolha da marca para a elaboração de uma loja âncora deve ser extremamente rigorosa e estratégica, pensando intrinsecamente no público-alvo.

Esse é um ponto que deve ser muito bem analisado pelo investidor de FIIs de shopping center.

Possíveis marcas nacionais de lojas âncora que podem atender muito bem o público são: C&A, Renner, Centauro, Preçolândia, entre várias outras.

É importante ressaltar que o investidor deve sempre estar atento a quais marcas ocupam o espaço de lojas âncoras.

Pois, a localização e área de atuação da loja influencia muito o público-alvo da região, o que pode afetar na capacidade de fluxo da loja.

Como avaliar as Lojas Âncora

Em relação ao investimento de FIIs de shopping center, há alguns pontos que devem ser levados em consideração pelo empreendedor antes de investir no negócio.

Um ponto importante a ser levado em consideração durante o empreendimento é a sua vacância.

Pois, como essa modalidade de empreendimento ocupa uma grande área, a saída de uma grande loja pode se mostrar um indicador extremamente negativo.

Sendo assim, é importante estar atento a esses pontos no momento de análise do empreendimento.

Outro ponto de grande importância em relação aos FIIs de shopping são os valores cobrados de aluguel.

Outrossim, a inadimplência do pagamento afeta de maneira extremamente negativa o empreendimento da loja âncora.

Vale ressaltar que o custo de aluguel para uma loja âncora se mostra bem abaixo em relação às lojas satélite, por exemplo. Um dos motivos para isso ocorrer é a rentabilidade do empreendimento.

Além disso, pelo fato de possuir uma ocupação especial, não é permitido um mix de loja completo aos seus visitantes.

Pode-se constatar, portanto, que as lojas âncora são grandes empreendimentos que além de gerar uma alta renda para o investidor, gera um excelente fluxo de pessoas para o negócio.

Por conta disso, o empreendimento se torna altamente rentável para empreendedores que dispõem de um grande capital de investimento e realizaram um estudo estratégico da marca.

Sendo assim, qualquer fundo imobiliário de shopping precisa administrar bem o seu portfólio, garantindo dessa forma uma boa saúde financeira para o negócio.