O ano de 2023 foi recorde em termos de locações no mercado de galpões logísticos no Estado de São Paulo, de acordo com pesquisa da consultoria imobiliária JLL.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O resultado indica demanda aquecida por esse tipo de imóvel, especialmente entre empresas de comércio eletrônico e transportadoras, mas também entre algumas empresas dos ramos da indústria.

Os novos contratos de áreas locadas (chamada absorção bruta, no jargão do setor) chegaram a 574 mil m² no quarto trimestre de 2023 e totalizaram 2,2 milhões de m² no acumulado de 2023.

O resultado foi 10% maior que o de 2022, quando o mercado havia batido a marca de 2 milhões de m².

Por sua vez, o saldo entre áreas locadas e as áreas devolvidas no período (absorção líquida) foi a segunda melhor da história.

Este indicador atingiu 288 mil m² no quarto trimestre e 1,2 milhão de m² em 2023 - patamar 7% menor que o de 2022, quando bateu em 1,3 milhão.

Embora o mercado esteja aquecido, com procura elevada por esses imóveis, houve também um volume maior de devoluções ano passado devido a empresas que não renovaram contratos ou abriram mão de espaços para enxugar as operações.

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

O grupo de logística GPS foi quem assinou o maior contrato de locação no fim do último ano: a companhia arrematou um galpão de 80,6 mil m² (o equivalente a 11 campos de futebol) na região de Embu.

Em seguida apareceram a Embraer (39,9 mil m²) em São José dos Campos e a Semp TCL (39 mil m²) em Cajamar.

Por sua vez, a Fedex foi responsável pela maior devolução: 28,2 mil m² em Guarulhos. 

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

A taxa de vacância dos galpões de São Paulo fechou o ano em 11,5%, recuo de 2,1 pontos porcentuais na comparação com o fim do ano anterior.

Esse patamar de vacância é baixo e favorece o aumento dos preços do aluguel. Em média, o preço pedido de locação está em R$ 26,9 por metro quadrado ao mês, alta de 7% na mesma base de comparação.

Essa situação do mercado também favorece novos investimentos imobiliários. 

Quer Viver de Renda? Veja o Melhor Fundo Imobiliário para Receber Aluguéis.

Para 2024, a JLL projeta a construção e a entrega de galpões correspondentes a uma área total de 566 mil m².

A consultoria estima manutenção da taxa de vacância, com leve redução no ritmo de crescimento do setor - o que também está muito atrelado ao ritmo da economia brasileira como um todo.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Abecip e Estado De S.Paulo.