O presidente chinês Xi Jinping deve visitar a Arábia Saudita na próxima semana, de acordo com The Guardian, com o petróleo provavelmente sendo um tópico-chave.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

As boas-vindas que estão sendo preparadas para a visita do líder da China devem ser muito maiores em comparação às oferecidas a Joe Biden em junho, quando o presidente dos EUA recebeu uma recepção discreta.

Segundo o relatório, isso reflete os laços tensos entre China e Estados Unidos e o desgosto pessoal entre Biden e o líder saudita, Mohammed bin Salman.

Por outro lado, estreitam os laços de Pequim com o maior exportador de petróleo do mundo.

A China e a Arábia Saudita vêm se aproximando ao longo de duas décadas, mas se aprofundaram à medida que o príncipe Mohammed acumulou poder no reino a partir de 2016. 

“A China é o maior parceiro comercial da Arábia Saudita. É o maior comprador de petróleo saudita”, disse Mohammed Alyahya, membro do Instituto do Oriente Médio do Harvard Belfer Center e membro sênior do Instituto Hudson. 

“A China é muito importante na região geopoliticamente. Ele está de olho em bases militares na África e em outros lugares. No passado, seus interesses eram puramente mercantilistas, centrados inteiramente no comércio. Agora eles estão cada vez mais olhando as coisas através de uma lente estratégica.

“Eles estão particularmente interessados ​​em garantir o livre fluxo de petróleo. Este é o mesmo para a China como os EUA. Os americanos dizem que há um desvio de largura de banda da região para se concentrar em combater a China em um “pivô para a Ásia”. Os chineses, no entanto, parecem considerar a região como um teatro primário para a grande competição de poder.

“A China é o principal concorrente dos Estados Unidos na região. Eles claramente estarão observando com muito cuidado.”

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, contestou nesta sexta-feira as alegações de que uma próxima visita do presidente chinês à Arábia Saudita sinaliza a diminuição da influência dos EUA no Oriente Médio, insistindo que os EUA “não vão a lugar nenhum”.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.