O que é Liability

Liability é um passivo no mercado financeiro. Em outras palavras, Liability representa uma responsabilidade que a empresa possui, ou uma dívida que ela deve pagar, caracterizando-se como uma pendência.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De modo geral, o Liability diz respeito aos itens que uma empresa possui e que podem gerar custos, sejam eles gastos com manutenção, dívidas, contas a pagar, salário dos funcionários da empresa, entre outros.

Considera-se, normalmente, que um Liability é um passivo de curto prazo, o que significa que ele provavelmente será solucionado em alguns meses ou, no máximo, 1 ano. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Liability 

Para elucidar como funciona um Liability, vale fazer uma comparação com situações cotidianas para ter uma melhor visualização.

No cotidiano, muitas pessoas adquirem itens e produtos que, por mais que sejam necessários, irão gerar muitos gastos futuramente. Um bom exemplo disso é a aquisição de um carro.

Além do dinheiro para realizar a compra do veículo, que possivelmente irá gerar uma dívida ao longo de alguns meses, ao longo do tempo de uso será necessário gastar com combustível, manutenção, seguro etc.

Dessa forma, uma pessoa que possui um carro detém um bem que com certeza irá gerar gastos e, possivelmente, dívidas futuras.

Um Liability funciona de modo semelhante e se refere ao fato da empresa ser responsável por algo, que pode ser uma dívida, serviços pendentes e que devem ser fornecidos à outra parte em uma negociação, e assim por diante.

Dois exemplos de Liability são:

  • Liability Tributário: também chamada de “responsabilidade tributária”, é definido como um dos impostos que o contribuinte deve pagar ao governo municipal, estadual ou federal.
  • Liability de empresas: muitas empresas têm realizado um “seguro liability”, por exemplo, para o caso de serem processadas, seja por funcionários ou por terceiros. Isso é uma proteção contra uma possível dívida.

Desse modo, da mesma maneira que uma pessoa deve fazer um planejamento financeiro pessoal antes de adquirir um carro ou qualquer outro item que irá acrescentar gastos no seu orçamento, as empresas devem fazer o mesmo.

Deve-se, então, fazer uma análise patrimonial, alinhar as metas da empresa com os gastos necessários e entender quais os benefícios daquele bem para a companhia. 

Liability e Ativos

Liability e Ativos são dois termos muito utilizados no dia a dia do mercado financeiro. Dessa forma, é importante entender um pouco melhor sobre o que esses conceitos significam e qual a diferença entre os dois.

Os ativos financeiros podem ser considerados o oposto do Liability. Enquanto este último diz respeito às dívidas e responsabilidades, os ativos são os bens ou posses de uma empresa ou pessoa física que podem gerar renda.

Assim, um ativo pode ser capitalizado e, ao longo do tempo, é capaz de trazer lucros para aqueles que o detém. Alguns exemplos de ativos financeiros são ações, títulos públicos como o Tesouro Direto, investimentos como o CDB, entre outros.

O Liability também não pode ser classificado especificamente como uma despesa, visto que as despesas são caracterizadas como o custo das operações que uma empresa incide para gerar receita.

Em outras palavras, as despesas de uma empresa são os custos da operação da mesma, enquanto o Liability diz respeito às obrigações e dívidas que a companhia possui.

Para aqueles que desejam entender mais sobre o seu patrimônio líquido, saber a diferença entre Liability e ativos é muito importante. A partir disso, é possível diferenciar o que é receita e o que é gasto dentro das suas finanças.

Compreender as fontes de gastos de uma forma mais geral é de extrema importância, também, para saber como está a saúde financeira da empresa e realizar ações para continuar nesse caminho, ou cortar gastos no orçamento de maneira eficiente.