O que é Lean Manufacturing

Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão de fábricas que prega a eliminação de desperdícios, com o objetivo de aumentar a produção e os lucros e minimizar os custos do processo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A ideia dessa prática, que pode ser traduzida para o português como “manufatura enxuta”, é não perder a qualidade dos produtos e, ao mesmo tempo, dar conta das demandas do mercado.

O Lean Manufacturing possibilita que as operações de logística, transporte e armazenamento dos produtos sejam otimizadas, tornando a empresa mais eficiente, com menos burocracia e em um menor período de tempo

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem do Lean Manufacturing 

O termo “Lean Manufacturing” surgiu para denominar os conceitos e métodos de trabalho aplicados na empresa japonesa Toyota Motor Corporation, no que ficou conhecido como Sistema Toyota Produção (STP).

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão precisava se reerguer após a grande destruição que sofreu e reinventar o seu modo de produção para conseguir reconstruir o país

Para tanto, eles criaram o STP, de forma que eles conseguissem dar conta da demanda dos diversos materiais necessários, sem alta nos custos, com uma produção eficiente e mantendo a qualidade do serviço. 

Posteriormente, esse modelo de produção enxuta adquiriu diferentes nomes, sendo o “Lean Manufacturing” o termo que ficou famoso após a publicação do livro  “A máquina que mudou o mundo”, em 1990, no qual falava sobre as especificidades desse sistema de produção. 

Objetivos do Lean Manufacturing 

Apesar de ter surgido em um contexto diferente e temporalmente distante, o Lean Manufacturing é utilizado por diversas empresas de grande porte, inclusive por algumas empresas listadas na bolsa de valores

Com o mercado altamente competitivo, é essencial que as empresas não tenham desperdício nos seus processos, muito menos percam tempo. É necessário entregar ao cliente aquilo que ele necessita, no momento da demanda. 

Para isso, esse sistema, que busca operar de maneira enxuta e possibilita que as empresas usufruam de diversas vantagens, tem o objetivo de reduzir desperdícios em 7 setores:

  • Transporte
  • Inventário
  • Movimentação
  • Espera
  • Produção Excessiva
  • Processamento excessivo
  • Defeitos

Princípios do Lean Manufacturing 

A filosofia do Lean Manufacturing é fundamentada em alguns princípios básicos que orientam o sucesso da empresa. São eles:

  • Identificar o valor na empresa: identificar o que agrega valor ao produto e o que não agrega, ou seja, o desperdício. Este último deve ser eliminado do processo produtivo.
  • Mapear o fluxo de valor: analisar o fluxo de materiais das etapas dos processos produtivos, de forma que seja possível identificar onde existem os desperdícios e repensar as estratégias da fábrica;
  • Criar fluxo contínuo: otimizar o fluxo de produção por meio da realização de tarefas sem interrupção, no intuito de reduzir o tempo, agilizar a produção e minimizar os custos
  • Produção puxada: para evitar desperdícios, o ideal é que o produto seja produzido somente a partir da demanda, ou seja, quando solicitado; 
  • Estimular a melhoria contínua: mesmo que o feedback esteja, em sua maioria, positivo, o ideal é sempre continuar buscando o melhor desempenho da fábrica. 

Como aplicar o Lean Manufacturing 

A ideia principal da implementação do Lean Manufacturing é a eliminação dos processos que não agregam valor para a produção de determinado produto. Para tanto, é necessário conhecer a fundo a empresa e os seus processos. 

Estudar essa empresa, coletar e analisar dados e observar os processos produtivos são essenciais para identificar onde estão os problemas e quais as melhores formas para resolvê-los. Vale utilizar ferramentas qualitativas e gerenciais para auxiliar. 

Além disso, é interessante analisar alguns indicadores, como o tempo que leva para realizar a produção inteira de um produto, o quanto é possível fabricar em um determinado intervalo de tempo, a capacidade produtiva da equipe, etc. 

Outra estratégia para aplicar o Lean Manufacturing é conversar com os funcionários e saber a opinião deles, pois são essas pessoas que estão em constante contato com o processo produtivo e podem dizer quais aspectos devem ser aprimorados.