Qual a melhor estratégia, investimento ativo ou passivo? O longo debate entre gestão ativa e gestão passiva se tornou ainda mais acalorado do que o habitual durante os últimos anos onde uma turbulência acometeu o mercado acionário.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A criação dos fundos passivos negociados em bolsa proporcionou uma maneira fácil e barata para os investidores obterem exposição a índices como o Ibovespa e o S&P 500.

Hoje, a participação passiva no mercado norte-americano está em torno de 58%, de acordo com a Bloomberg Intelligence.

Em muitos períodos, o investimento em índices pode superar o desempenho dos fundos geridos ativamente.

No entanto, isso pode mudar quando as ações estão voláteis, dando aos gestores ativos a oportunidade de brilhar.

“Os gestores ativos provavelmente fazem o seu melhor trabalho em tempos como este de perturbação e stress do mercado”, disse Scott Ford, presidente de gestão de riqueza afluente do US Bank.

Mas afinal, quem vence essa disputa? A Investment News fez um levantamento da opinião de especialistas. 

Veja a seguir os principais argumentos para a escolha de cada estratégia de gestão.

A Gestão Passiva 

De acordo com o scorecard SPIVA produzido pela S&P Dow Jones Indices, 83% dos fundos de grande capitalização geridos ativamente tiveram desempenho inferior ao do S&P Dow Jones Indices nos últimos 10 anos e 85% ficaram abaixo do índice de referência em 2021. 

“Fui um gestor financeiro ativo durante 30 anos da minha carreira e agora estou pensando em como os ETFs [passivos] podem resolver todos os seus problemas”, disse Diane Pearson, da Pearson Financial Planning.

Isso foi particularmente verdadeiro durante o recente mercado em alta, quando ações de tecnologia de megacapitalização em alta, como Apple Inc., Microsoft Corp., Amazon.com Inc. e Tesla Inc. desempenharam um papel descomunal nos mercados acionários dos EUA, impulsionando-os a níveis recordes.

Se você comprasse um ETF acompanhando o S&P 500 em seu mínimo em março de 2020, teria mais do que duplicado seu dinheiro no início de 2022. 

Esse é um padrão alto a ser superado por qualquer gestor ativo, especialmente porque eles tendem a cobrar taxas mais altas pelo seu serviço.

Os fundos passivos também são mais eficientes em termos fiscais. Como acompanham índices, não compram e vendem frequentemente ações individuais e, portanto, não tendem a acumular grandes contas de ganhos de capital, a menos que o investidor saia da sua posição. 

“Os investimentos passivos têm custos mais baixos, proporcionam ampla exposição ao mercado e são mais eficientes do que os investimentos ativos”, disse Jason Dall’Acqua, presidente da Crest Wealth Advisors. 

“No entanto, os investimentos passivos não oferecem gerenciamento de risco, você possui as melhores e as piores empresas do índice que o investimento acompanha.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Gestão Ativa

O desempenho superior típico dos fundos passivos mudou de cabeça para baixo no primeiro semestre de 2022, com 58% dos fundos mútuos de grande capitalização superando seus índices de referência, de acordo com uma pesquisa da Strategas Securities.

Esses fundos ainda registaram uma queda média de 12,3%, mas isso foi melhor do que a queda de mais de 17% no S&P 500 no mesmo período.

A razão para o desempenho superior foram as posições sub ponderadas dos gestores ativos nas mesmas ações tecnológicas de grande capitalização que tiveram um desempenho tão bom durante o mercado altista, mas caíram à medida que os investidores começaram a ficar mais receosos da inflação e de uma potencial recessão.

“Se você está tendo um desempenho superior no lado negativo, isso traz um benefício de gerenciamento de risco para você como investidor e isso não deve ser subestimado”, disse Dan Hunt, chefe de construção de portfólio e ferramentas de investimento do Morgan Stanley.

Embora possa ser difícil para os gestores ativos acrescentarem muito valor em setores amplamente negociados, como as ações de grande capitalização, é mais fácil para eles obterem um desempenho superior em áreas menos líquidas, como as ações de rendimento fixo e de pequenas capitalizações, disse Dall’Acqua.

Para compensar a fatura fiscal potencialmente mais elevada que acompanha a gestão ativa, deve-se avaliar as taxas cobradas pelos fundos de investimentos.

Na maioria das vezes é mais interessante pagar um consultor de investimentos para te ajudar na alocação de ativos e fugir dos fundos.

Esse profissional também realiza uma gestão ativa, acompanhando a carteira do cliente, mas de forma individual.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Afinal, o que é melhor?

A melhor solução para muitos investidores pode ser uma combinação de investimentos passivos e ativos.

“Em nossa opinião, acreditamos que ambos podem ter um papel duradouro no portfólio de um cliente”, disse Dan Reyes, chefe do departamento de revisão de portfólio do Vanguard Group Inc.

A decisão depende da tolerância ao risco do investidor, disse Reyes, e de quão disposto você está em permanecer com seu gestor ativo durante um período de baixo desempenho. 

Uma combinação de passivo e ativo também pode ajudar a suavizar os retornos ao longo do tempo, o que ajuda a reforçar a confiança e a manter os investidores no mercado durante as recessões, disse Hunt.

“O processo disciplinado de usar passivo e ativo para nós é o mais atraente de todos os mundos”, disse ele.

Fonte: Investment News

Informe o DDD + 9 dígitos