O que é Investidor Líder

Investidor Líder é o líder em um grupo de investidores. Esse tipo de investidor está presente principalmente em dois contextos, no caso de investidores-anjos que investem em startups, e também no caso dos crowdfunding de investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O crowdfunding é uma forma de empresas de pequeno porte captar dinheiro realizando uma oferta pública, porém dispensa o registro e grande parte das burocracias envolvidas em um IPO. Nesse modelo de investimento o investidor líder tem um papel fundamental.

O investidor líder é aquela pessoa física ou jurídica que tem experiência em investimentos desse modelo e vai gerenciar o dinheiro de um grupo de investidores que desejam aportar seu capital nesses modelos de crowdfunding ou investir em startups.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do Investidor Líder

No mundo dos investimentos, existem aquelas empresas que desejam receber investimentos e que não estão listadas na bolsa de valores. Portanto, uma das formas de se investir nessas empresas é utilizando um modelo chamado de sindicato de investimento participativo.

Nesse sindicato é fundamental ter um investidor líder, ele vai traçar as melhores estratégias para que o investimento desse grupo de pessoas tenha uma boa rentabilidade. Ele também é responsável por reduzir a falta de conhecimento de seus membros em relação a investimentos.

Ou seja, o investidor líder tem a função de evitar que os membros desse sindicato cometam erros no momento da tomada de decisão sobre um investimento.

Também cabe ao investidor líder explicar qual sua tese de investimento, isso faz com que todos os membros possam analisar se concordam ou não com sua estratégia. Uma vez que a decisão final de realizar ou não um investimento fica a cargo do próprio investidor.

Isso torna o investidor líder uma figura muito importante no mundo dos investimentos, pois ele pode ser o responsável pelo sucesso ou fracasso no investimento desse sindicato. Portanto essa figura acaba passando por algumas regulamentações.

Essas regulamentações acabam tornando mais seguro o papel de investidor líder e também traz mais segurança para todos os investidores que desejam aportar seu capital via sindicato de investimento participativo ou em startups.

Com isso a CVM passou a regulamentar esse papel, colocando algumas condições que devem ser seguidas.

Entre os principais pontos consta que o investidor líder não pode ter participação anterior nas empresas que vai investir por meio do sindicato. Isso poderia causar conflito de interesses, sendo algo prejudicial para todos os envolvidos.

Além disso, o investidor líder deve realizar um aporte mínimo junto ao sindicato de investimento. Isso garante que ele vai se dedicar para o sucesso desses investimentos, beneficiando todos aqueles que fazem parte do sindicato.

Investidor-Anjo e Investidor Líder

Investidores-anjos são pessoas que investem seus recursos diretamente em startups, injetando capital nesses negócios em troca de uma participação no capital social. Esse modelo acaba fugindo da bolsa de valores pelo tamanho da empresa.

Os investidores anjos podem se reunir em um pequeno grupo e realizar o investimento em conjunto. Isso diminui os custos do investimento e também passa a dividir a questão do risco, entre todos os envolvidos

Nesse caso o investidor líder é alguém que tem conhecimento de como funciona a dinâmica de investimentos em startups, que se diferencia muito dos investimentos em ações na bolsa de valores, por exemplo. 

Além disso, é alguém disposto a fazer pessoalmente toda a ponte entre as startups e o grupo. Garantindo que os investidores tenham acesso a todas as informações necessárias para entender a real situação dessa startup.

Portanto, o investidor líder vai reunir as informações relevantes, tanto no momento em que está conhecendo o negócio para decidir se tem potencial quanto depois que o investimento já foi feito, e trazer essas informações para os demais investidores do grupo. 

É importante notar que é o investidor líder quem efetivamente ocupa um assento no conselho da empresa, representando o grupo de investidores anjos. Assim, é ele quem tem mais influência direta no dia a dia desse negócio, no qual todos investiram.