O que é Inventário

Inventário é um registro feito para catalogar todos os bens e patrimônios que pertencem a uma pessoa física ou jurídica. Este registro deve ser feito de forma minuciosa pois é muito importante no momento da transmissão de bens, quando ocorre uma morte por exemplo.

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.

O inventário pode ser feito por profissionais ou empresas especializadas em finanças e também no processo de partilha e divisão de bens. Portanto, esse documento é fundamental para que esse processo de divisão de bens ocorra de maneira correta.

É muito importante que o investidor se atente a essas questões, pois a falta de inventário pode acabar tornando o processo de divisões de bens algo muito burocrático e complicado. Uma vez que em seu patrimônio deve constar todos os seus investimentos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Inventário

A principal característica do inventário é apresentar uma relação de todos os bens ou recursos, através de análises e descrições sobre cada um dos elementos patrimoniais. Para isso, é necessário analisar toda a parte financeira da pessoa que deseja fazer um inventário.

Os elementos patrimoniais são todos aqueles recursos ou bens que pertençam à pessoa em questão. Isso inclui imóveis, dinheiro em conta e até mesmo ações e outros títulos do mercado financeiro.

Já no caso das empresas, entre os elementos patrimoniais estão desde os seus equipamentos até seus acordos comerciais. Ou seja, tudo o que permite mudanças no capital da empresa, pode ser considerado um elemento patrimonial e deve ser registrado no inventário.

Além disso, os elementos patrimoniais são divididos em dois principais grupos, os ativos e os passivos. Isso ajuda no momento de elencar todos os bens que pertencem a quem está fazendo o inventário.

Os ativos são aqueles elementos que podem virar dinheiro. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro de uma empresa pode ser vendido e virar dinheiro.

Todos esses bens acabam sendo registrados como ativos no inventário, já os passivos são aquelas obrigações, ou seja, as despesas feitas pela pessoa ou empresa que se constituem como contas a pagar, para fornecedores ou ao governo, por exemplo.

Com essa diferença entre esses dois principais grupos, é possível obter uma espécie de relatório sobre as movimentações financeiras. Isso permite estabelecer um controle de como está a relação entre a entrada e saída de recursos.

Com isso, o inventário também pode ser utilizado como uma espécie de histórico financeiro de uma empresa, podendo ser útil para realizar algumas mudanças na parte financeira da empresa. Essas mudanças podem tornar a empresa mais lucrativa, por exemplo.

Passo a passo do Inventário

A elaboração de um inventário exige algumas etapas, isso faz com que não tenha nenhum erro no momento da transmissão de bens. Também torna o inventário um documento mais fácil de ler e entender.

Os principais passos a serem seguidos no momento da criação de um inventário é:

  • Listagem: Nesse momento é feito um levantamento e identificação de todos os elementos patrimoniais da empresa ou indivíduo.
  • Classificação: Nessa etapa, todos os elementos são considerados e separados por categorias de acordo com suas semelhanças. Essa etapa acaba tornando o inventário muito mais simples, porém não é um processo obrigatório.
  • Descrição: indicação e descrição de todos os elementos, de acordo com sua categoria.
  • Avaliação: todos os elementos passam a apresentar seus valores monetários.

Com esses passos feitos, se torna muito mais simples identificar e registrar todos os bens de uma empresa ou pessoa física. Assim, facilita também o planejamento sucessório para que não tenha maiores problemas nesse momento que já é delicado.

Além de facilitar o pagamento de impostos como o ITCMD (Imposto de transmissão causa mortis e doação), que acabam incidindo sobre esses bens.