O que é Insensibilidade ao Tamanho da Amostra

Insensibilidade ao Tamanho da Amostra é um erro cometido quando um tomador de decisão não leva em conta as informações disponíveis em uma amostragem. Esse erro pode impactar totalmente no resultado final de uma pesquisa ou algum outro processo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É fundamental que ao tomar uma decisão que faz o uso de amostras e dados, o responsável leve em conta tanto a veracidade desses dados quanto o tamanho e importância das amostras utilizadas.

Isso evita erros na tomada de decisão, pois ele utiliza os dados da maneira correta. Com isso a pessoa pode até mesmo ignorar aqueles estudos que não são relevantes ou que o tamanho da amostra não é suficiente. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Insensibilidade ao Tamanho da Amostra

Existem diversos exemplos de insensibilidade ao tamanho da amostra, principalmente por acontecer tanto em empresas, pesquisas e também na rotina das pessoas. Entre os exemplos podemos citar:

  • Um pesquisador, ao receber os resultados de uma pesquisa, ignora parte dos dados pois não estão de acordo com o que ele queria. Dessa forma o pesquisador ignorou as amostras e de forma tendenciosa, utilizou outros dados que impactam no resultado final
  • Outro exemplo é o caso de uma empresa onde os membros da diretoria e do conselho administrativo ignoram uma pesquisa sobre seus produtos. 

Dessa forma, a empresa deixa de fazer mudanças necessárias, isso acaba impactando tanto o desenvolvimento quanto a prosperidade dessa empresa. Portanto reflete no resultado final para o seu investidor.

Com isso, é possível notar que a insensibilidade ao tamanho da amostra pode trazer diversos prejuízos para os envolvidos. Ou seja, quando se trata de tomada de decisão, todos os dados devem ser utilizados da forma correta, para que o resultado seja o mais próximo do esperado.

Efeitos da Insensibilidade ao Tamanho da Amostra

Ao utilizar uma amostragem de forma errada, o resultado fica distante da realidade, uma vez que os dados utilizados para a tomada de decisão não refletem verdadeiras condições e necessidades.

Diversas pesquisas já tiveram de ser refeitas ou até mesmo foram invalidadas, pois os pesquisadores utilizaram de forma errada os dados disponíveis. Com isso, todo o esforço feito anteriormente foi jogado fora e tiveram que trabalhar novamente com os dados.

Empresas já passaram por dificuldades financeiras e até mesmo chegaram a declarar falência, por tomadas de decisões que foram feitas utilizando dados de forma errada.

 Muitas das vezes a pessoa responsável pela tomada de decisão utilizou dados não tão relevantes para realizar essas mudanças. Isso acaba se tornando uma grande perda de esforço e também de investimentos, podendo ser fatal para o sucesso da empresa.

Esses erros causados pelo mau uso de dados podem afetar até mesmo o mercado financeiro, já que análise e tomada de decisão são fatores cruciais nesse meio.

Insensibilidade ao Tamanho da Amostra e Investimentos

O uso correto dos dados é fundamental para o sucesso de um investidor e refletem diretamente nos seus resultados. Quando se trata de bolsa de valores é necessário analisar com cautela todos os dados disponíveis, incluindo aqueles que são cedidos pelas empresas.

Um erro que é cometido principalmente por investidores iniciantes é ignorar relatórios, dados e análises feitas por especialistas. E em alguns casos esses investidores utilizam dados irrelevantes para realizar seus investimentos, o que acaba prejudicando seus resultados.

Um exemplo é uma pessoa que deseja investir na Vale, porém esse investidor não busca a opinião de especialistas ou até mesmo vê os relatórios que mostram o desempenho da empresa nos últimos anos.

Ao invés disso, a pessoa utiliza rumores e boatos para realizar seus investimentos. Ou seja, ela ignora uma amostra realmente significativa e utiliza uma amostra que normalmente acaba se mostrando uma mentira.

Com isso, ela pode ter prejuízo em seus investimentos, pois a sua tomada de decisão não se baseou em dados relevantes.