O que é Infraestrutura

Infraestrutura é o conjunto de elementos essenciais que sustentam a existência e o desenvolvimento de uma instituição. A infraestrutura é constituída por todos os elementos que possibilitam a prestação de um serviço ou produção de um bem.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A infraestrutura além de se referir a partes de uma empresa, pode também fazer referência a elementos de uma cidade ou país. Energia, telecomunicações e saneamento, fazem parte da infraestrutura de um país, por exemplo.

Independente se é sobre uma cidade ou uma empresa, a infraestrutura é parte fundamental para o desenvolvimento e prosperidade daquele ambiente. Uma vez que problemas na infraestrutura impactam diretamente em todo o sistema.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Infraestrutura

A infraestrutura é um dos principais componentes quando se analisa o desenvolvimento econômico de uma instituição.

No caso de um país, Logística, Saneamento, Energia e Telecomunicações são partes fundamentais para que todos os outros sistemas desempenhem de forma adequada. O problema em um desses elementos pode impactar toda uma cadeia produtiva.

Esses elementos podem ser divididos em quatro principais grupos, sendo eles:

  • Infraestrutura flexível: são as instituições dos sistemas que basicamente fazem a prestação de atendimento.  Como o sistema de educação, saúde e também os órgãos responsáveis pela justiça.
  • Infraestrutura rígida: trata-se dos sistemas físicos para que os serviços sejam prestados, como estradas e os meios relacionados (veículos, plataformas de petróleo e refinarias, etc.);
  • Infraestrutura crítica: são os elementos considerados como essenciais pelo governo, o que pode incluir agricultura, saúde pública e educação, por exemplo.

Já no caso de uma empresa, sua infraestrutura pode ter como elementos os equipamentos, mobiliário, ferramentas e construções. Ou seja, esses elementos são fundamentais para um bom desempenho tanto na parte comercial quanto na parte produtiva.

Portanto, ao analisar tanto a situação econômica de um país, quanto a parte financeira de uma empresa, é necessário levar em conta a qualidade da infraestrutura. Já que ela tem papel fundamental na prosperidade dessas instituições.

Problemas com Infraestrutura

No caso de um país com problemas em sua infraestrutura, diversos problemas podem surgir, tanto na parte econômica, quanto na parte social.

O desemprego é um dos problemas que pode aparecer em um país com problemas na infraestrutura. Isso ocorre pois diversas empresas podem sofrer financeiramente com problemas gerados pela infraestrutura do país, tendo que diminuir seus custos.

Outra questão é a saúde da sua população, uma vez que problemas no saneamento podem impactar profundamente em casos de doença e abastecimento de água. Sendo que um bom saneamento é fundamental para a saúde da população.

No caso das empresas, uma boa infraestrutura é extremamente importante. Isso se dá pelo impacto direto na questão da capacidade e qualidade da produção, e também impacta na distribuição e comercialização de seus produtos.

Um exemplo de problema que a empresa pode enfrentar ao ter problemas na infraestrutura é a parte comercial. Já que a entrega de seus produtos pode ser afetada, caso a parte logística da empresa tenha problemas.

Outro problema enfrentado pelas empresas é a baixa produtividade, isso ocorre quando a empresa não tem os melhores equipamentos para produzir seus bens. Problemas nessa área impactam profundamente a receita e lucro da empresa.

Infraestrutura e Investimentos

O investidor deve estar sempre atento à questão de infraestrutura tanto do país quanto das empresas nas quais ele investe. Uma vez que é parte fundamental tanto para a lucratividade quanto para o sucesso econômico local.

Portanto, no momento da alocação de ativos o investidor deve analisar e buscar sempre investir onde tem uma melhor condição de infraestrutura. Evitando empresas que têm problemas em sua infraestrutura e que podem impactar o seu resultado e desenvolvimento.

Isso é fundamental para que seus investimentos sejam lucrativos, e também traz uma maior segurança para o investidor, uma vez que ele procura empresas mais preparadas e com melhores condições de negócio.