O que é Information Ratio

Information Ratio é uma forma de medir o retorno de um portfólio de investimentos. Normalmente é usado um índice que representa um setor em específico ou o mercado no geral que serve como benchmark, para comparar com a rentabilidade do portfólio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa forma de analisar o retorno desses investimentos utiliza uma ferramenta chamada erro de rastreamento, que leva em conta a volatilidade desse portfólio. Portfólios que têm uma alta volatilidade representam um maior risco aos investimentos.

O information ratio é utilizado para medir a capacidade do gestor desse portfólio, sendo muito utilizado em Fundos de Investimento. Com essas informações é possível ver a consistência desse gestor com o passar do tempo e também sua rentabilidade.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Gestores de Fundos e Information Ratio

O gestor de fundos de investimento tem o mais importante papel em um fundo de investimentos. Já que ele é o responsável por selecionar os ativos que farão parte da carteira do fundo

Por conta da importância desse profissional, todo gestor de fundos de investimento deve ser certificado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Isso faz com que os gestores sejam mais capacitados e também sigam uma série de leis e regulamentações impostas pelo órgão.

O information ratio é uma ótima ferramenta para analisar o trabalho e desempenho desses gestores. É possível identificar tanto a rentabilidade quanto a volatilidade do fundo que é gerido pelo profissional, isso traz uma maior segurança ao investidor.

Isso beneficia o investidor, pois ele tem mais informações tanto sobre o retorno, quanto sobre os riscos ao aportar seu dinheiro em determinado fundo. Isso é fundamental para que ele invista em um fundo onde o gestor trabalhe de acordo com o perfil de seus investidores.

Cálculo do Information Ratio

Existe uma fórmula utilizada no cálculo do information ratio, uma das principais vantagens de calcular o information ratio é que ele consegue padronizar todos os retornos e resultados. 

A forma mais utilizada para se calcular information ratio é a seguinte:

IR = Retorno de Portfólio – Retorno de Benchmark / Erro de Rastreamento

Nessa fórmula, o retorno de benchmark é aquele ao qual o usuário deseja comparar o retorno do seu portfólio. Já o erro de rastreamento é obtido ao tomar o desvio padrão da diferença entre os retornos do índice e os do seu portfólio.

Esse desvio padrão serve para medir o nível de volatilidade e riscos associados a esse investimento. Quanto mais alto o desvio padrão, maior a volatilidade e menor a previsibilidade e também a consistência desse investimento.

Com isso, é possível analisar como foi o desempenho desse portfólio em comparação com o índice escolhido. Essa comparação pode envolver fundos e índices de setores diferentes, uma vez que a fórmula utilizada tem como resultado um valor padronizado.

Importância do Information Ratio

O information ratio é uma ótima ferramenta na hora da análise de fundos e portfólios. O seu cálculo é razoavelmente fácil de se fazer, sendo acessível a maior parte das pessoas que desejam calcular o desempenho do seu investimento.

É importante que o investidor saiba do desempenho do seu portfólio por meio do information ratio. Pois é uma das maneiras mais simples de entender se seus investimentos estão com uma boa rentabilidade ou se é necessário realizar alguma mudança estratégica.

Porém, ao analisar o desempenho de um portfólio, é necessário a utilização de mais de uma ferramenta. Portanto o information ratio deve ser utilizado junto a outras ferramentas e dados para que a análise seja mais confiável e precisa.

Dessa forma, o information ratio é uma ferramenta muito utilizada no mercado financeiro, fazendo parte de um grupo de dados e fórmulas que tem como objetivo mensurar o resultado de investimentos.