O que é Income Investor

Income Investor é o termo que se aplica ao tipo de investidor que busca obter através dos seus investimentos uma renda passiva regular, e para isso utiliza uma estratégia de investimentos chamada income investing

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Income Investor utiliza o income investing para selecionar e investir em ativos com remuneração periódica, tornando essa remuneração sua única ou principal fonte de renda.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de investidores e Income Investor

Sob quase todos os aspectos consideráveis e relacionados, o mercado financeiro se destaca por sua amplitude e diversidade.

Seja pelo volume de dinheiro que movimenta, a quantidade de empresas e entidades participantes, a diversidade de ativos disponíveis, as siglas existentes, os índices que movimentam o mercado etc.

Portanto, é natural que também exista uma diversidade de tipos de investidores, a depender de seus objetivos, de suas estratégias, dos ativos em que investem, dos prazos e riscos de seus investimentos, dos mercados em que investem e assim por diante. 

Entretanto, o ponto de partida para qualquer investidor é a definição de seu perfil de investidor, através do qual ele terá maior clareza sobre si mesmo, do nível de risco que está disposto a aceitar, do nível de rentabilidade que espera e sobre os tipos de investimentos adequados a ele.

Assim, dentro de cada um dos perfis de investidor (conservador, moderado e arrojado) existe uma gama de investimentos respectivos para a melhor condução de sua carteira.

O ponto central, porém, é que mesmo dentro de cada um dos perfis existe uma diversidade de estratégias para conduzir os investimentos, a depender dos objetivos de cada pessoa.

Exemplo: tanto um day trader quanto alguém que investe principalmente em fundos imobiliários e ações que pagam dividendos possuem o mesmo perfil de investidor, que é o arrojado.

Contudo, investem de maneira completamente distinta. Enquanto o objetivo do primeiro é o ganho financeiro de curto prazo (e com maior risco de perda), o objetivo do segundo (que utiliza a estratégia do income investing) é o recebimento de valores periodicamente.

Ou seja, não existe uma única forma de investir. Sendo assim, o income investor é também um tipo de investidor, assim classificado por causa de sua maneira de investir em função do seu objetivo: a busca por um fluxo consistente e periódico de rendimentos.

Logo, as diferenças de como se investe dependem do objetivo do investidor, do perfil do investidor e da estratégia utilizada por ele para investir. 

Estratégia do Income Investor 

O objetivo do income investor é investir em ativos que geram fluxo de caixa, pois são eles que possibilitam o recebimento de rendimentos periodicamente. 

Para isso, o income investor utiliza a estratégia (ou método, paradigma) do income investing, que é uma forma de investir focada em ativos que pagam dividendos.

A estratégia do income investing é direcionada principalmente em ativos de renda variável, como ações e cotas de fundos imobiliários, pois são eles que majoritariamente garantem o pagamento regular de juros.

Com esse objetivo, alguns dos indicadores mais importantes a serem observados pelos adeptos do income investing são o dividend yield e o dividend payout.

Contudo, também fazem parte do income investing alguns ativos de renda fixa (como o Tesouro Direto com juros semestrais) e ativos não financeiros, como imóveis, por exemplo.

Assim, o income investing utiliza uma série de alvos de investimento diferentes com o mesmo objetivo: a construção da chamada “renda passiva”.

Um aspecto positivo é que mesmo se tratando de renda variável, os ativos com pagamento de dividendos tendem a ser menos voláteis, isto é, apresentam um menor risco, pois geralmente são provenientes de empresas bastante consolidadas.

Um aspecto negativo, porém, é que carteiras focadas em income investing podem não ter um retorno total tão alto quanto carteiras direcionadas através de outras estratégias.

Entretanto, como apresentado, a gestão dos ativos depende do objetivo do investidor.

É importante considerar, ainda, que existem outras estratégias de investimento, como por exemplo o value investing e o growth investing, com diferentes finalidades, a depender dos objetivos pretendidos por cada pessoa.