O que é Imobilização do Patrimônio Líquido

Imobilização do Patrimônio Líquido é um indicador contábil que revela o quanto uma empresa investe seus recursos em ativos permanentes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Imobilização de Patrimônio Líquido é também conhecida como Imobilização do Capital Próprio (IPL).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Imobilização do Patrimônio Líquido

A Imobilização do Patrimônio Líquido funciona através de um cálculo realizado com o objetivo de estabelecer o grau de imobilização de uma empresa.

O cálculo da Imobilização do Patrimônio Líquido da empresa estabelece uma medida entre o quanto a empresa compromete de seu ativo circulante em ativos permanentes.

Portanto, fornece um diagnóstico da situação da empresa no que diz respeito a quanto ela tem movido e destinado para ativos permanentes, isto é, ativos imobilizados.

São contemplados como ativos permanentes aqueles recursos que promovem as atividades básicas da empresa, como máquinas, equipamentos diversos, prédios e galpões, instalações diversas, veículos, etc.

Além desses, entram também como ativos permanentes equipamentos básicos da empresa, como computadores, ferramentas, mobiliário, eletrônicos diversos, etc.

Entretanto, é preciso distinguir entre os ativos permanentes (ou seja, os bens fundamentais para o funcionamento da empresa) e os produtos que ela produz e comercializa. 

Essa distinção é importante na medida em que os produtos produzidos não fazem parte do ativo permanente da empresa, mas sim do estoque da companhia.

Cálculo de Imobilização do Patrimônio Líquido

O cálculo referente ao indicador de Imobilização do Patrimônio Líquido das empresas é o seguinte:

IPL = (AP / PL ) x 100

Em que:

IPL = Imobilização do Patrimônio Líquido

AP = Ativo Permanente

PL = Patrimônio Líquido

Por meio do cálculo é possível estabelecer o grau de imobilização do capital da empresa.

O cálculo determina o quanto do patrimônio líquido está alocado em ativos permanentes, sendo que quanto maior o resultado do cálculo, maior será o comprometimento do patrimônio líquido da empresa.

Diferentemente, quanto menor for o resultado do cálculo, menor será o comprometimento do patrimônio líquido da empresa.

Imobilização do Patrimônio Líquido e Liquidez

Empresas são entidades com um fluxo financeiro constante. Assim, é preciso que possuam dinheiro em caixa, ou seja, ativo circulante, para a promoção e garantia de suas atividades.

Nesse sentido, existe uma relação direta entre a imobilização do patrimônio da empresa e a sua liquidez.

Isso ocorre, pois uma empresa com uma parcela muito alta de seu patrimônio alocada em ativos permanentes perde liquidez, ou seja, deixa de possuir dinheiro em caixa.

Nesse caso, quanto maior for a Imobilização do Patrimônio Líquido da empresa, maior será a sua tendência a recorrer a investidores (através da venda de ações, debêntures, etc) e financiamentos em bancos, instituições financeiras, etc.

Além disso, é preciso que haja um equilíbrio entre o investimento em ativos permanentes, que serão fundamentais para o funcionamento da empresa, e a manutenção de recursos líquidos para a condução das atividades da empresa.

Imobilização do Patrimônio Líquido e Situação Financeira

A Imobilização do Patrimônio Líquido, por si só, não é capaz de produzir um diagnóstico total da situação financeira da empresa.

Pelo contrário, é uma das ferramentas contábeis que, aliada a outras tantas, é capaz de promover uma análise mais ampla e detalhada da situação financeira da empresa e o desenvolvimento do negócio como um todo.

No caso de empresas participantes da Bolsa de Valores, é importante considerar que a escolha ou não dos investidores por uma ou outra empresa está apoiada, muitas vezes, na análise fundamentalista.

A análise fundamentalista, por sua vez, utiliza uma série de indicadores e dados das empresas, estando também a Imobilização do Patrimônio Líquido presente.

Deste modo, torna-se um indicador contábil tanto com finalidade interna,ou seja, para a gestão interna da empresa, como externa, participante de uma cesta de informações contábeis que são decisivas para a captação de investidores.

Por fim, é preciso considerar que o grau de imobilização do capital de uma empresa depende também do ramo de atividade no qual a empresa está inserida.