O que é IDH - Índice de Desenvolvimento Humano

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é um dos principais indicadores com a finalidade de entender o desenvolvimento humano em cada país. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existe uma classificação dos países com os melhores índices de desenvolvimento humano e dos demais países com baixo índice, sendo divulgado todos os anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O IDH considera em seus cálculos dados estatísticos nacionais como expectativa de vida ao nascer, educação e o PIB (Produto Interno Bruto) per capita (PPC) que funciona como um indicador de padrão de vida. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o IDH 

Conforme citamos há alguns parâmetros analisados no IDH, cada um deles possui uma metodologia própria que considera diversos aspectos do mesmo parâmetro, por exemplo: 

Índice de educação: são considerados dentro desse indicador dois outros aspectos como a taxa de alfabetização de pessoas com quinze anos ou mais de idade. 

Outro indicador analisado nesse momento, é a taxa de escolarização que é o somatório das pessoas, independentemente da idade que estão matriculadas em algum curso seja esse de qualquer nível escolar dividido pelo montante de pessoas com idades entre 7 e 22 anos existentes no local.

Longevidade: nesse indicador é avaliado a expectativa de vida ao nascer, ou seja, a quantidade de anos que uma pessoa nascida em um determinado local, ano e referência tem de viver.

Esse indicador é o reflexo das condições de saúde e sanitárias do país ou local analisado. O cálculo da expectativa de vida é impactado principalmente pela quantidade de pessoas que morrem precocemente. 

Renda: esse indicador considera o PIB per capita, ou seja, o acúmulo de riqueza por pessoa. Geralmente esse indicador é medido em dólar uma vez que o custo de vida pode variar de acordo com a moeda local. 

O IDH traz uma classificação de países que podem ser divididos em três classes: países desenvolvidos são os países com melhores índices, em desenvolvimento são os países com IDH médio e os países subdesenvolvidos são aqueles que possuem baixo IDH.

Críticas ao IDH 

Há diversas críticas vindas de diferentes autores, alguns criticam a metodologia do índice, defendendo que os indicadores analisados nem sempre refletem a qualidade e desenvolvimento humano. 

Outra crítica ao IDH está relacionada à mensuração dos impactos das políticas econômicas na qualidade de vida. O índice como conhecemos hoje não traz informações de bem estar social o que resulta em um retrato limitado do desenvolvimento humano. 

Outros autores ainda sugerem a adição de mais indicadores que auxiliariam a retratar melhor a realidade, pois aspectos como democracia, participação, equidade, sustentabilidade são outros aspectos do desenvolvimento humano não tratados no IDH.

IDH dos últimos anos

De acordo com o PNUD, no ano de 2020 os países com maiores índices de desenvolvimento humano foram Noruega em primeiro lugar, seguido por Suíça, Irlanda, Hong Kong, Islândia, Alemanha. Os países com os menores índices foram Sudão do Sul, Chade, República Centro-Africana e Níger. 

Nesse cenário o Brasil foi classificado na 84º posição, caindo cinco posições se comparado com o ano anterior. No total são analisadas 189 nações que fazem parte das Organizações das Nações Unidas (ONU). 

IDH e os impactos na economia

O IDH pode ser um indicador que consegue compreender e mensurar o quanto a taxa de desemprego, a pobreza, a desigualdade de renda e educação é afetada diretamente pela economia local. 

Quando um país possui um PIB mais expressivo é provável que mais recursos sejam investidos na população como um todo. 

O fato é que o IDH é em partes um retrato econômico de um país e pode entre outros meios afetar o investimento estrangeiro direto que como consequência afeta os investimentos tanto na renda fixa e principalmente na renda variável