O que é IBRX
SIMULE AGORA

IBRX

O que é IBRX. Entenda melhor o conceito de IBRX e descubra sua importância!

O que é IBRX

IBRX é um índice da bolsa de valores brasileira que busca entender o desempenho de uma carteira de ativos financeiros estabelecendo critérios de escolha. 

O principal objetivo desse índice é observar o desempenho médio das cotações dos ativos financeiros com maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

O índice possui diferentes nomes como Índice Brasil, IBX e IBRX. Apesar de não ser muito utilizado por investidores e analistas econômicos, é um indicador de bastante relevância

A escolha de ações de empresas que compõem a carteira do IBRX são aquelas com maior circulação dentro da bolsa de valores, existindo dois índices, o IBRX-100 e o IBRX-50 que são compostos por 100 e 50 ações de empresas respectivamente. 

Banner will be placed here

Como funciona o IBRX

O mercado financeiro é muito complexo e existem diversas maneiras de se compor uma carteira de ações. Nesses casos, é comum o investidor ter dificuldades em escolher quais ativos irá aplicar e principalmente quais deles darão um bom retorno. 

Tentando auxiliar nessa situação e no monitoramento do desempenho das grandes empresas brasileiras, o índice foi criado. Em um tipo desse índice, são analisadas as 50 grandes empresas brasileiras mais negociadas na bolsa de valores. 

O cálculo do IBRX-50 considera a média ponderada de ativos mais negociados, gerando um índice menos concentrado comparado ao Ibovespa. 

Entretanto, o indicador mais utilizado é o IBRX-100 que considera as 100 primeiras empresas com maior representatividade e negociabilidade. Outros critérios de seleção são: 

Ter pelo menos 70% de participação nos pregões do último doze meses e é então realizada a média ponderada desses ativos mais negociados. Além disso, empresas em recuperação judicial ou administrativa não podem ser incluídas no IBRX. 

O IBRX é o conjunto de diversos títulos de empresas e são classificados em ordem decrescente conforme a liquidez. 

As ações que se enquadram nos critérios são analisadas em um período de 12 meses, que é quando o índice sofre algumas alterações. Se por exemplo, uma empresa apresentar menor desempenho por 12 meses consecutivamente sairá do índice. 

Diferença entre IBRX e Ibovespa 

Os dois índices têm em comum entender o desempenho dos ativos mais negociados da bolsa brasileira, mas o Ibovespa consegue representar bem a economia do país enquanto o IBRX é um índice com menor concentração. 

Outra diferença entre os dois está na metodologia, o Ibovespa considera empresas de grande porte em sua listagem e é impactado por causa disso. No IBRX há uma composição de empresas menores e assim não sofrer tanto impacto. 

Entretanto, os índices são bastante voláteis, pois o mercado financeiro brasileiro é totalmente dependente de empresas cíclicas. 

O IBRX possui uma carteira diversa e mais abrangente que o Ibovespa, porém ainda é pouco utilizado por investidores e analistas econômicos. 

IBRX e os investimentos 

Quando pensamos na renda variável vemos um mercado bastante complexo, cheio de índices, indicadores e análises. E diante desse cenário, os investidores possuem diversas dificuldades mesmo os iniciantes e até em momentos de recessão econômica.

Os índices que envolvem a bolsa de valores tentam monitorar o mercado de forma que seja mais compreensivo para os investidores e analistas de mercado.

Entender o desempenho do mercado e suas tendências são importantes mecanismos na hora de tomar decisão de investimentos mais inteligentes

Uma das vantagens de se compreender o momento econômico vivido dentro da bolsa está na decisão de trocar de estratégia podendo operar comprado em um momento e em outro operando vendido.

Além disso, destaca-se a importância de utilizar o IBRX em conjunto com demais indicadores, análises de mercado como a análise fundamentalista e a análise técnica e por fim adotar estratégias de acordo com o objetivo de cada investimento.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE