O que é Hurdle Rate

Hurdle Rate é a taxa mínima de atratividade de um determinado tipo de investimento. Quanto maior for essa taxa mais atrativa pode ser o rendimento considerando a exposição ao risco. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Hurdle Rate pode ser considerado uma importante ferramenta para análise do mercado financeiro e tem como objetivo identificar possíveis oportunidades de investimentos com boa relação de risco e retorno. 

O Hurdle Rate é um termo muito conhecido na língua inglesa, no português a taxa mínima de atratividade é o termo que mais se assemelha ao conceito do Hurdle Rate. 

No inglês o termo é originado no hipismo fazendo uma analogia aos obstáculos (hundles) a serem superados para vencer a corrida. No mundo financeiro, é o risco a ser enfrentado para ganhar algum retorno. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Hurdle Rate

Quando falamos dos investimentos no mercado financeiro, sabemos que corremos diversos riscos, mesmo na renda fixa há riscos em cada tipo de investimento.

Sabendo disso, o mercado financeiro oferece melhores rentabilidades aos investimentos que possuem maiores riscos, como uma forma de recompensa pela exposição do capital. 

Seguindo essa lógica de raciocínio que muitos tipos de investimentos na renda variável possuem altos riscos e grandes retornos, mas com tantas opções e variações o investidor pode ficar perdido na análise e na tomada de decisão.

É nesse momento que o Hurdle Rate pode ser aplicado com a finalidade de entender o potencial retorno do investimento para que se faça valer o risco de perder seu capital aplicado.

O cálculo para se chegar nessa análise é pode ser bastante complexo, pois considera diversos métodos.

Em geral é considerado fatores como: 

  • Custo de oportunidade;
  • Liquidez;
  • Custo de capital;
  • Prêmio de risco;
  • Inflação e juros.

O método mais utilizado é o Valor Presente Líquido (VPL) no qual os fluxos de caixa futuros são traduzidos ao valor presente e então é aplicado a taxa de desconto.

Análise do Hurdle Rate

Ao realizar o cálculo é possível fazer algumas comparações e identificar possíveis investimentos com melhores taxas de atratividade.

 Podemos sintetizar em três cenários possíveis:

  • Rentabilidade maior que o Hurdle Rate: é um bom indicador para investir, ou seja, há uma boa compensação pelo risco. 
  • Rentabilidade menor que o Hurdle Rate: indica que talvez não seja um bom tipo de investimento, ou seja, o potencial de retorno não compensa o risco.
  • Taxas equivalentes: é um indicador nulo, ou seja, o risco e o retorno se equivalem e pode não ser um bom investimento uma vez que não há ganhos.

Tendo ciência desses possíveis cenários o investidor pode tomar melhores decisões antes mesmo de aplicar seu capital em um tipo de investimento.

Entretanto, o Hurdle Rate pode não ser exato, pois seu cálculo considera como por exemplo as taxas de juros, inflação, custo de capital, decisões governamentais e diversos indicadores da macroeconomia que impactam diretamente nesse indicador.

Nesse contexto, o Hurdle Rate nem sempre consegue se aproximar de um resultado real, principalmente se os investimentos forem de longo prazo.

Por exemplo, há uma difícil previsão de um fundo de ações como o Bova11 estará daqui a 5 ou 10 anos. Com o Hurdle Rate é possível se ter uma ideia de como será em um curto período.

Dessa forma, é muito importante que o Hurdle Rate não seja usado isoladamente, e que o investidor faça outras análises como a análise fundamentalista, análise técnica e outros indicadores presentes no mercado financeiro para então tomar uma decisão racional. 

Além disso, o investidor deve estar ciente do objetivo do seu investimento e seu perfil de investidor, de maneira que seja possível se sentir confortável com o risco assumido em uma determinada aplicação.