O que é Horizonte de Investimento

Horizonte de Investimento é um termo dado ao prazo de aplicação de um determinado investimento. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, é o prazo estabelecido pelo investidor para alcançar o objetivo do retorno do investimento escolhido. 

Por exemplo, uma pessoa deseja viajar para as próximas olimpíadas e pretende investir o dinheiro em títulos públicos com o objetivo de alcançar um determinado rendimento no médio prazo. 

Dessa forma, o horizonte de investimento dessa pessoa é no médio prazo e com isso esse investidor poderá se planejar, escolhendo um tipo de investimento que se adeque a esse horizonte. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Horizonte de Investimento

Podemos separar o Horizonte de Investimento em três partes: 

Curto prazo: são investimentos realizados no período de 6 meses a 2 anos, ou seja, tem um rápido retorno. 

Existem algumas opções como o Certificado de Depósito Bancário (CDB) com liquidez diária, Tesouro Selic e Letra de Crédito Imobiliário (LCA). 

Se o investidor optar por esses tipos de investimentos, operará num horizonte de curto prazo

É indicado para aquele investidor que planeja um retorno rápido e provavelmente utilizará o recurso monetário no curto prazo. Por exemplo, trocando de carro, ou dando entrada em um novo. 

Médio prazo: são investimentos realizados no período de 2 a 5 anos e possuem maior rentabilidade no médio prazo. 

São por exemplo de tipos de investimentos: Recibo de Depósito Bancário (RDB), Fundos de Investimentos e Letra de Câmbio (LC) como LCA e LCI. 

Longo prazo: são investimentos realizados em períodos maiores que 5 anos, como por exemplo, a compra de uma propriedade. 

As opções de investimentos nesse tipo de horizonte podem variar de acordo com o perfil do investidor. 

Os mais arrojados podem optar por aplicar na bolsa de valores adotando uma estratégia de Buy&hold, ou seja, comprar algumas ações e só as vender próximo do final do prazo estipulado. Assim o investidor consegue absorver melhor a volatilidade desse mercado

Para os investidores mais conservadores há opções como CDBs, fundos de investimentos e títulos públicos. 

Riscos do Horizonte de Investimento

Cada tipo de horizonte de investimento possui o seu risco. Quando os investimentos são realizados no curto prazo os maiores riscos estão em aplicar em investimentos com maiores rentabilidades e consequentemente maiores chances de prejuízos. 

Por exemplo, um investidor que deseja aplicar seu capital destinado a uma viagem de fim de ano, precisa escolher um investimento que consiga equilibrar o curto prazo e a rentabilidade, provavelmente, esse investidor não terá grandes retornos, mas seu capital estará seguro. 

No Horizonte de Investimento de médio prazo os maiores riscos estão associados à escolha do investidor, que deve procurar investimentos que tem maior rentabilidade e que ao mesmo tempo possam ter menores riscos no médio prazo. 

Em outras palavras, o investidor deve-se atentar ao seu objetivo de aplicação do seu capital e seu perfil de exposição ao risco. 

No longo prazo existem alguns riscos como a perda de oportunidade de investimentos mais rentáveis. 

Por exemplo, um investidor resolveu aplicar no IPCA 2040 com a finalidade de comprar uma casa, nos próximos 20 anos diversos outros tipos de investimentos mais rentáveis poderão surgir e esse investidor poderá perder a oportunidade de aplicação. 

Horizonte de Investimento e o perfil

Conforme já citado acima, o Horizonte de Investimento é um fator impactado com o objetivo e o perfil do investidor.

Existem diversos caminhos que podem ser seguidos, não existindo o certo ou errado, mas sim o investimento adequado para uma situação e um investidor.

Há muitos profissionais no mercado capacitados e certificados para entender melhor esses fatores e indicar aos seus clientes os melhores investimentos para cada tipo de Horizonte.