O que é HKSE

HKSE é a bolsa de valores com sede em Hong Kong, sendo considerada a bolsa de valores com maior crescimento da Ásia. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A HKSE é a resultado de uma fusão entre quatro bolsas de valores e foi constituída em 1981, mas as negociações de ações correm desde 1891. 

A HKSE é caracterizada por seu sistema automático de execução de ordens (AMS) que ocorre desde 1993. Há mais de 2 mil listagens e estima-se que movimenta mais de 29 trilhões de dólares de Hong Kong. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a HKSE

Similar às demais bolsas de valores ao redor do mundo, a HKSE contempla empresas bastante reconhecidas e negociadas ativamente. Muitas empresas estão no setor petrolífero e de tecnologia. 

São exemplos de empresas negociadas na HKSE, Tencent, PetroChina, grupo Evergrande, Sinopec, HSBC e entre outras. 

O Hang Seng (HSI) é o principal índice de ações da HKSE, acompanha mais de 50 empresas do mercado de ações dos quatro setores distintos. O índice funciona como indicador de referências para todas as ações listadas na bolsa de Hong Kong. 

Outro índice muito utilizado por lá, é o S&P/HKEX que consegue representar cerca de 75% de capitalização do mercado de ações da HKSE. 

História da HKSE

Desde 1866 já existia o mercado imobiliário de Hong Kong, mas foi em 1891 que se estabeleceu a Associação de Corretores de Valores de Hong Kong, porém só em 1914 é renomeada como Bolsa de Valores de Hong Kong. 

Conforme já citado a HKSE é a fusão de quatro bolsas de valores e foi constituída em 1980, mas foi só em 1986 que as negociações começaram. 

Um ano após a abertura das negociações o crash do mercado apresentou graves falhas que levaram a uma reforma da indústria de títulos de Hong Kong. 

A reforma incluiu mudanças de regulamentos e a criação da Securities and Futures Commission (SFC), que é um órgão estatutário não governamental que é responsável pela regulamentação dos mercados de títulos e futuros de Hong Kong. 

Nessa época diversas melhorias foram feitas, entre elas aprimoramento de regulamentações já existentes, novas regulamentações foram implementadas com a finalidade de desenvolver o mercado e proteger o investidor. 

Além disso, foram desenvolvidas melhorias na infraestrutura de sistemas como um todo. 

Atualmente a HKSE acumula anos de consecutivas altas de negociações superando bolsas como a de Xangai faturando mais de 27 trilhões de dólares e sendo um portal de acesso para o mercado poderoso de capital chinês. 

Companhia HKSE

No Brasil, a bolsa de valores é administrada por uma companhia, a B3, que é a fusão da BM&FBovespa e a Cetip. 

Na HKSE, a companhia administradora é chamada de Hong Kong Exchanges and Clearing Limited, que é uma empresa de capital aberto. Ela inclusive já aumentou em mais de 40 vezes o seu valor de mercado nos últimos 20 anos. 

Estima-se que essa companhia seja avaliada em mais de US$ 48 bilhões e a soma de toda a capitalização das empresas por ela listada fica em torno de U$S 4 trilhões. 

Nos últimos anos, a HKSE triplicou o número de empresas listadas e isso contribuiu para sua liderança global em IPO em sete vezes. 

Com isso entende-se que a bolsa de Hong Kong é o maior mercado de produtos estruturados e o segundo maior centro de captação de biotecnologia do mundo. 

HKSE e os investimentos

Na HKSE encontram-se diversos tipos de investimentos entre os mais variados tipos de fundos de investimentos e Reits com grandes movimentações. De certa forma investir no exterior é uma estratégia que pode gerar grandes retornos, porém deve-se ter em mente os riscos associados ao investimento e a forma como será feita a aplicação.