O Google está demitindo 12.000 funcionários, ou cerca de 6,4% de sua força de trabalho global, disse Sundar Pichai, CEO da Alphabet (GOGL34), à equipe em um memorando na sexta-feira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pichai disse à equipe que assumiu "total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui".

"Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento dramático", disse Pichai à equipe no e-mail. 

"Para igualar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje."

Ele disse que a empresa realizou uma "revisão rigorosa" da empresa e que as pessoas que estão sendo demitidas "transversam à Alphabet, áreas de produtos, funções, níveis e regiões".

Pichai acrescentou que a empresa realizará uma reunião na segunda-feira para discutir a notícia.

"Até então, por favor, cuidem-se bem enquanto absorvem esta difícil notícia", escreveu ele. 

"Se você está apenas começando seu dia de trabalho, sinta-se à vontade para trabalhar em casa hoje."

Em 30 de setembro, a Alphabet tinha 186.779 funcionários.

Outras empresas, incluindo Microsoft (MSFT34), Goldman Sachs (GSGI34) e Amazon (AMZO34), já anunciaram demissões este mês. 

A Meta (M1TA34), controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, disse em novembro que estava demitindo mais de 11.000 funcionários, ou 13% de sua força de trabalho. 

Os principais economistas esperam que os cortes de empregos em tecnologia continuem ao longo de 2023.

Aqui está uma cópia do memorando obtida pelo Business Insider:

"Googlers,

Tenho algumas notícias difíceis para compartilhar. Decidimos reduzir nossa força de trabalho em aproximadamente 12.000 funções. Já enviamos um e-mail separado para os funcionários afetados nos EUA. Em outros países, esse processo levará mais tempo devido às leis e práticas locais.

Isso significa dizer adeus a algumas pessoas incrivelmente talentosas que trabalhamos duro para contratar e com as quais adoramos trabalhar. Sinto muito por isso. O fato de que essas mudanças afetarão a vida dos Googlers pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui.

Nos últimos dois anos, vimos períodos de crescimento dramático. Para acompanhar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje.

Estou confiante na enorme oportunidade que temos diante de nós, graças à força de nossa missão, ao valor de nossos produtos e serviços e aos nossos primeiros investimentos em IA. Para capturá-lo totalmente, precisaremos fazer escolhas difíceis. Portanto, realizamos uma revisão rigorosa em todas as áreas e funções de produtos para garantir que nosso pessoal e funções estejam alinhados com nossas maiores prioridades como empresa. As funções que estamos eliminando refletem o resultado dessa revisão. Eles atravessam a Alphabet, áreas de produtos, funções, níveis e regiões.

Aos Googlers que estão nos deixando: obrigado por trabalhar tanto para ajudar pessoas e empresas em todos os lugares. Suas contribuições foram inestimáveis ​​e somos gratos por elas.

Embora essa transição não seja fácil, vamos apoiar os funcionários enquanto eles procuram sua próxima oportunidade.

Nos E.U.A:

  • Pagaremos os funcionários durante todo o período de notificação (mínimo de 60 dias).
  • Também ofereceremos um pacote de indenização a partir de 16 semanas de salário mais duas semanas para cada ano adicional no Google e aceleraremos pelo menos 16 semanas de aquisição da GSU.
  • Pagaremos os bônus de 2022 e o restante das férias.
  • Estaremos oferecendo 6 meses de assistência médica, serviços de colocação de emprego e suporte de imigração para os afetados.
  • Fora dos EUA, daremos suporte aos funcionários de acordo com as práticas locais.

Como uma empresa de quase 25 anos, estamos fadados a passar por ciclos econômicos difíceis. Esses são momentos importantes para aprimorar nosso foco, reestruturar nossa base de custos e direcionar nosso talento e capital para nossas maiores prioridades.

Ser limitado em algumas áreas nos permite apostar alto em outras. Pivotar a empresa para priorizar a IA anos atrás levou a avanços inovadores em nossos negócios e em todo o setor.

Graças a esses investimentos iniciais, os produtos do Google estão melhores do que nunca. E estamos nos preparando para compartilhar algumas experiências totalmente novas para usuários, desenvolvedores e empresas também. Temos uma oportunidade substancial à nossa frente com IA em nossos produtos e estamos preparados para abordá-la com ousadia e responsabilidade.

Todo esse trabalho é uma continuação do "desrespeito saudável pelo impossível" que tem sido fundamental para nossa cultura desde o início. Quando olho para o Google hoje, vejo o mesmo espírito e energia conduzindo nossos esforços. É por isso que continuo otimista sobre nossa capacidade de cumprir nossa missão, mesmo em nossos dias mais difíceis. 

Hoje é certamente um deles.

Tenho certeza que você tem muitas perguntas sobre como vamos seguir em frente. Estaremos organizando uma prefeitura na segunda-feira. Verifique seu calendário para obter detalhes. Até então, por favor, cuidem-se bem enquanto absorvem esta difícil notícia. 

Como parte disso, se você está apenas começando seu dia de trabalho, sinta-se à vontade para trabalhar em casa hoje."

Fonte: Business Insider