O que é Goal-Based Investing

Goal-Based Investing pode ser traduzido ao português como Investimentos baseado em Metas, é uma nova abordagem da gestão patrimonial que visa o acompanhamento de metas e objetivos financeiros. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Goal-based investing permite mensurar o progresso de suas metas financeiras, podendo acompanhá-las por meio de métricas, como por exemplo o desempenho de índices e flutuação do mercado financeiro. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona o goal-based investing

O goal-based investing auxilia na compreensão de suas metas e na escolha de quais métricas serão utilizadas para acompanhar o desempenho de um investimento. 

Entender suas metas e objetivos e como metrificá-los é a parte muito importante para analisar melhor a performance dos investimentos. Os indicadores devem estar alinhados com as metas. Por exemplo: 

Uma pessoa quer juntar R$30.000,00 para realizar uma viagem em 5 anos, economizando R$500,00 ao mês e deseja investir para obter juros compostos para eventuais despesas extras. 

Tendo em mente a meta, é preciso traçar planos escolhendo métricas que se adequem, como por exemplo: escolher um tipo de investimento de curto prazo e com menores riscos.  

Porém, se o investidor desejar acumular riquezas e viver dos seus rendimentos na aposentadoria, deve escolher um tipo de investimento de longo prazo e de melhor rendimento.

Vantagens do goal-based investing 

A principal vantagem do goal-based investing é o foco no alcance das metas ao invés de obter um alto retorno da carteira de investimentos.

Outra vantagem é a diminuição de riscos de tomada de decisão impulsiva nas flutuações do mercado, evitando tomar qualquer decisão emocional. 

O goal-based investing mede a capacidade do investidor de alcançar suas metas e não do investimento, ou seja, reformula o sucesso com base nas necessidades

História do goal-based investing

O goal-based investing se tornou mais popular depois da crise de 2008, pois os investidores perceberam que a busca pelo alto retorno pode impactar negativamente o acúmulo de riquezas a longo prazo. 

Hoje em dia, existem diversas empresas de consultoria financeiras que trabalham para desenvolver abordagens de investimentos mais holísticas e que se adequem às metas financeiras de seus clientes.

Nesse cenário, há muitas empresas que utilizam os algoritmos para desenvolver uma carteira de investimentos personalizada com base nas necessidades e prioridades de seus clientes. 

Como criar um goal-based investing 

Conhecer e planejar suas metas financeiras que deseja alcançar ao longo de vários períodos é o primeiro passo para criar um bom goal-based investing. 

Nessa jornada algumas métricas podem ser relevantes para desenvolver uma carteira com base em metas, como por exemplo: 

  • Tipo de investimentos;
  • A volatilidade de investimentos;
  • Perfil de investidor;
  • Idade do investidor;
  • Renda do investidor;
  • Prazo de investimento;
  • Patrimônio/ investimento inicial;
  • Custo/ Valor financeiro de cada meta;
  • Prioridade das metas;
  • Data de vencimento das metas;
  • Investimentos adicionais

Assim também como demais métricas podem auxiliar nesse processo de escolha. Cada meta pode ter seu conjunto de indicadores, portanto vale a organização para avaliá-los da melhor forma. 

Goal-based investing de sucesso

Um bom goal-based investing visa garantir direcionamento dos recursos acumulados e direcioná-los de forma planejada e eficiente

A organização, o controle efetivo das finanças e o conhecimento sobre seus desejos de curto, médio e longo prazo, são fatores importantes para se construir um goal-based investing de sucesso.

O goal-based investing é medido por quão bem a carteira de investimentos está acompanhando a meta definida, quanto mais a carteira auxiliar nas metas melhor

A avaliação periódica das métricas, deve ser realizada sempre que houver alguma mudança da meta ou um contratempo, sendo readaptadas ao novo contexto.

Investidores de sucesso criam constantes estratégias para atingir suas metas de forma mais eficiente, aproveitando racionalmente os momentos que o mercado favorece seus investimentos.