A empresa de rating FitchRatings reafirma o rating da Klabin (KLBN11) de “BB+” na escala global e de “AAA (bra)” na escala nacional, além de manter a perspectiva da empresa como estável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O anúncio ao mercado foi feito no RI da Klabin, através de fato relevante, no dia 05 de maio de 2020.

A FitchRatings cita que os ratings da Klabin refletem a liderança da empresa no setor brasileiro de embalagens, sua ampla base florestal, que lhe permite ter baixa estrutura de custo de produção, o acesso à fibra de baixo custo e o elevado nível de suas operações.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

No mercado nacional, é a única produtora de embalagens de papel-cartão para líquidos (LPB - Liquid Packaging Board) e a maior de kraftliner e de sacos industriais, com participações de mercado de 42% e 56%, respectivamente.

Na opinião da Fitch, o projeto de expansão é muito estratégico para a Klabin e adicionará capacidade de produção anual de 920 mil toneladas de kraftliner até 2023, o que a tornará a terceira maior fabricante mundial deste produto.

A forte participação de mercado da Klabin lhe permite ser líder em preços no Brasil.

A Fitch considera as vantagens competitivas da companhia sustentáveis, devido a sua escala, seu elevado nível de integração e diversificada base de clientes no resiliente setor de alimentos.

Estes fatores permitem que a Klabin preserve margens de EBITDA acima de 30% ao longo do ciclo, enquanto os competidores de menor porte possuem margens abaixo de 15%.

A Klabin não sentiu o impacto do coronavírus nas ações da bolsa de valores, a empresa acumula uma valorização de 12%, contra uma queda de -1,2 do Ibovespa, sendo que nos últimos 7 dias a ação (KLBN11) apresentou uma forte alta de 17,44%.

Gráfico: rentabilidade da Klabin (KLBN11) na bolsa de valores vs Ibovespa. Fonte: GuiaInvest.

O resultado da Klabin do 1t20 foi divulgado no dia 04/05, apresentando um prejuízo de R$ 3,1 B no 1t20, confira a análise aqui.

Anúncio da FitchRating do Rating da Klabin

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.